Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Saiba como uma viagem de avião pode afetar sua saúde

Viajar de avião pode ser um grande pesadelo para quem sofre de rinite, sinusite, otite e outras “ites”. Por causa das mudanças repentinas na pressão atmosférica, sintomas como enxaqueca, dor facial, orbital ou no sistema nervoso central e sangramentos, costumam se intensificar dentro do avião e tendem a gerar um quadro de desconforto e muita dor. Em alguns casos, após o pouso, é até necessário visitar o otorrinolaringologista para, com medicação, resolver o problema.


30/07/2018 13:12:29


Saiba como uma viagem de avião pode afetar sua saúde

 

 

Conforme o especialista Marcio Freitas, quanto mais alto o avião voa, menor a pressão, que é compensada com a pressurização das cabines. Porém, pacientes que têm doenças respiratórias, sejam elas crônicas ou não, sofrem com a constante subida e descida da aeronave. “Nesses momentos, a pressão do ar dentro da cabeça aumenta e com as tubas auditivas e seios da face congestionados, ocorre um desiquilíbrio interno”, explica.

 

Por isso, não é recomendado viajar de avião quando os sintomas dessas doenças estão evidentes. Mas, como nem sempre é possível desmarcar esses compromissos, existem algumas atitudes que podem minimizar os impactos. “É recomendado se manter bem hidratado para superar os efeitos de uma ventilação seca. Outra recomendação é deglutir ou bocejar. Nos momentos que mais alteram a pressão, a deglutição abre a tuba auditiva e evita dor e até mesmo a formação de uma otite”, orienta.

 

Segundo o otorrinolaringologista, em casos extremos, é necessário fazer a manobra de Valsalva. “É realizada exalar forçadamente o ar através de uma pressão positiva, assoprando com o nariz e boca fechadas, aumentado a pressão nas tubas auditivas e colocando ar na orelha média”, orienta. Ele também ressalta que não recomenda o uso de automedicação com descongestionantes nasais ou antialérgicos. Por causa de possíveis efeitos colaterais, esses remédios devem ser prescritos sempre pelo médico após avaliação individualizada.

 

 

Sobre Márcio Freitas

Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.


Voltar Topo