Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Saiba como prevenir o estresse, doença que atinge 30% da população brasileira

O estresse é apontado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como uma das causas mais determinantes de morte por doenças cardiovasculares. Somente esse ano no Brasil, mais de 200 mil pessoas morreram de problemas cardíacos, motivando a triste marca de um óbito a cada um segundo e meio. Estimativas do Ministério da Saúde revelam que 30% das mortes do país são causadas por doenças do coração e o estresse é um dos principais vilões.


20/09/2018 11:54:01


Saiba como prevenir o estresse, doença que atinge 30% da população brasileira

 

 

De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, esses altos índices têm uma íntima relação com o fato de a maioria da população não conseguir identificar os prejuízos do ritmo de vida acelerado e sob tensão. “Cada dia temos mais atividades, compromissos e situações que nos preocupam. Fazemos tudo no automático, não percebemos que estamos estressados. É aí que mora o perigo”, constata.

 

Fisiologicamente, são mobilizadas inúmeras substâncias e hormônios com o objetivo de manter o equilíbrio do organismo. Sim, de certo modo, o estresse é vital. Mas, quando esse estado se torna crônico, desencadeia uma cascata de alterações no metabolismo como um todo, deixando-o mais vulnerável a uma lista de estragos, muitas vezes, irreversíveis.

 

Para conseguir identificar e reverter esse quadro é preciso entender o que acontece diante de uma situação estressante. “A glândula suprarrenal libera o cortisol e a adrenalina. Os músculos se ativam e ficam tensos, as pupilas dilatam, a digestão fica lenta, transpiramos, as mãos ficam frias, os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e a frequência de respiração aumentam a fim de transportar nutrientes e oxigênio em volumes maiores”, explica a nutróloga.

 

As enormes quantidades de hormônios liberados nesse processo podem custar um preço à saúde que ninguém está disposto a pagar. Entre os efeitos mais comuns estão queda nos hormônios sexuais, dermatites, alergias e intolerância alimentares. “O cortisol, quando alterado, pode mexer no metabolismo do açúcar, elevando a glicemia com liberação de insulina. Esse quadro de resistência à insulina pode favorecer o acúmulo de gordura visceral, aquela que fica entre os órgãos, contribuindo para a obesidade e o diabetes”, alerta.

 

Sintomas

A lista de sintomas do estresse é extensa. No geral, ela inclui cansaço, insônia, impaciência, coração acelerado, oscilação da pressão arterial e de temperatura corporal, transpiração excessiva, lapsos de memória e obesidade. “Não identificar situações que geram o estresse é muito maléfico para a saúde. Chega uma hora em que precisamos parar, observar e analisar a vida, o que vale a pena, o que é essencial”, aconselha.

 

DICAS

- Foque nas situações do momento presente. Não fique corroendo o passado ou tentando controlar o futuro.

- Encontre uma válvula de escape para suas frustrações.

- Conecte-se com sua espiritualidade, isso dá força e confiança.

- Compartilhe suas dificuldades com alguém. Muitas vezes, o ato de falar é libertador.

- Experimente mudar a forma como vê o mundo, tente enxergar o lado positivo da vida.

- Agradeça pela vida, ela pode não ser perfeita, no entanto, é a sua realidade. Aceite-a e agradeça.

- Não leve nada para o lado pessoal. Isso faz você perder energia.

- Não se deixe dominar por pequenas preocupações.

- Durma mais cedo e busque relaxar para que o sono seja reparador. Mantenha o quarto escuro para que a melatonina, indutor natural do sono, seja liberada.

- Pratique exercícios físicos regularmente.

- Diminua o café. Substitua-o pela versão descafeinada ou prefira chás naturais.

- Busque se alimentar melhor, evite alimentos com capacidade inflamatória como derivados de farinha de trigo, gorduras vegetais (óleo de soja, canola e milho) e industrializados.

- Pratique meditação ou mindfulness, técnicas importantes para desacelerar o pensamento e observar o que está acontecendo internamente.

- Reserve um tempo, diariamente, para gerenciar o estresse.

 

 

Cristiane Molon

Médica especializada em nutrologia com pós-graduação em Prática Ortomolecular e Saúde da Família.

www.cristianemolon.com.br

www.facebook.com/CristianeMolon


Voltar Topo