Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Xô espirro: saiba como evitar a rinite alérgica, que ganha força na primavera

A primavera é a estação mais colorida do ano. A paisagem cinza do inverno dá lugar às flores, o frio sai de cena e é substituído por um clima mais ameno, ideal para atividades ao ar livre. Entretanto, esse período de transição é também a época mais crítica para quem sofre com alguns tipos de alergias como, por exemplo, a rinite.


28/09/2018 13:35:44


Xô espirro: saiba como evitar a rinite alérgica, que ganha força na primavera

 

Segundo o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas, a doença se potencializa na primavera devido ao pólen que se desprende das flores e das árvores.  Ela também está associada às mudanças climáticas, principalmente, por causa do aumento das chuvas, que deixa o ar mais úmido. Tudo isso estimula a proliferação de fungos, bactérias e ácaros no ambiente. “Com a flora em recuperação após o período de frio, temos o cenário perfeito para intensificar doenças não apenas respiratórias, mas também conjuntivites e dermatites. Isso ocorre porque o nosso corpo identifica o pólen como se fosse um parasita, resultando em uma resposta imunológica diferente da habitual”, descreve.

 

Para prevenir a doença e minimizar os espirros, o ideal é evitar exposição prolongada a jardins ou lugares que tenham muito vento, árvores e flores. Também é preciso realizar o tratamento adequado que, em geral, conta com remédios e vacinas. Conforme Freitas, os sintomas lembram os dos resfriados. “Algumas pessoas acreditam que passam o ano inteiro doentes, mas precisam procurar ajuda e, principalmente, cuidar da imunidade”, revela.

 

Como recomendação, ele sugere lavar o nariz com soro fisiológico para tirar as impurezas e diminuir o efeito da poeira nas vias respiratórias. Também é indicado usar óculos de sol para impedir o contato do pólen com os olhos, secar as roupas ao sol para eliminar a umidade e os ácaros que podem ficar nos tecidos e evitar carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia que acumulam poeira.

 

 

Sobre Márcio Freitas

Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.


Voltar Topo