Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Startup desenvolve solução inovadora para a indústria têxtil

O departamento de compras dentro da organização cumpre a função primordial de garantir as melhores matérias-primas, suprimentos e equipamentos com procedência e por preço justo. Dessa forma, contribui significativamente para a sustentabilidade do negócio.


22/05/2019 11:37:12


Startup desenvolve solução inovadora para a indústria têxtil

 

Na indústria têxtil, a matéria-prima base é o fio, e comprar esse artigo para a cadeia produtiva é um processo demorado e antiquado, que, muitas vezes, dificulta encontrar a melhor cotação. Ela leva em conta o encontro de opções novas no mercado, a qualidade do produto, a localização do melhor preço e as condições de pagamento.

 

Para facilitar o impasse, foi criada a startup Cotafios, que, atualmente, é acelerada pela Spin, uma das dez melhores aceleradoras de startups do Brasil. Ela estabelece a conexão entre fornecedores e compradores de fios dentro de uma plataforma inovadora, em formato de marketplace com sistema de cotações ao vivo. A iniciativa é a primeira com foco no mercado têxtil brasileiro.

 

Esse formato traz praticidade, organização, agilidade e bons preços para os compradores. Em contrapartida, os fornecedores podem vender com preços melhores e conquistar novos clientes em todo território nacional sem custos. A plataforma online funciona ao vivo, com suporte 24h, e possui um algoritmo de ponta, desenhado especialmente para esse mercado.

 

No ar desde o final de 2018, a plataforma já possui mais de 80 fornecedores cadastrados e o objetivo é aumentar ainda mais este número, conquistando ampla variedade de produtos e oferecendo boas propostas aos clientes. Em breve, ainda será lançado um módulo dentro do site direcionado aos representantes comerciais, facilitando o trabalho destes profissionais.

 

Os sócios Elie Douer e Rafael Nasser se uniram para colocar em prática a solução. Os dois aliaram a grande experiência na área têxtil, somada a de tecnologia, e um mesmo pensamento em comum: revolucionar este segmento da economia. “O setor têxtil brasileiro é o quinto maior produtor do mundo, o que mostra o potencial que temos. A missão do Cotafios é transformar e modernizar a área têxtil brasileira para que volte a crescer em ritmo forte. Se esse setor conseguir voltar a ser competitivo, temos tudo para crescer ainda mais em pouco tempo”, destaca Douer.

 

De acordo com ele, a ideia é expandir a plataforma pioneira para além dos fios, englobando toda a cadeia. “Temos potencial para trazer redução de custos, aumento de margens e praticidade. Assim, o setor volta a ser competitivo em relação aos produtos importados e a ter o viés de grande crescimento que teve no passado”, destaca.

 

A abertura do mercado nacional de fios é outro fator importante que o Cotafios pretende alcançar. Douer comenta que, atualmente, as empresas fazem suas cotações com poucos fornecedores, já que todo o processo é desgastante. “A plataforma faz tudo isso em poucos cliques, enquanto a empresa pode focar no que é mais importante. Isso sem contar o lado do fornecedor, que ganha uma ferramenta para conhecer potenciais clientes em todo território nacional e pode vender com margens maiores, já que não tem custo de comissão na plataforma”, ressalta o empreendedor.

 

O site apresenta ao cliente todas as informações como preço, prazos de pagamento e entrega, qualidade do fio, base ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e frete em uma tabela para comparação, facilitando a decisão de compra. Dentro da página ainda existe um sistema de avaliações. “Assim, quando um comprador fizer negócio com um novo fornecedor saberá o que outros compradores dizem a respeito desse fornecedor e vice-versa. Isso é muito bom porque faz com que ajam de forma honesta em suas negociações”, completa.

 

Para este ano, os sócios pretendem continuar em crescimento expressivo e estimam aumento de 300% na base de clientes, assim como na quantidade de cotações realizadas. Além disso, Douer afirmar que o Cotafios possui capacidade de crescimento no exterior, uma vez que qualquer fornecedor internacional poderá negociar no futuro diretamente com as empresas brasileiras.

 

 

Sobre a Spin

A Spin é a primeira e a maior rede de aceleradoras startup+indústria do Brasil e também uma das dez melhores aceleradoras do país, conforme o Startup Awards 2018. Com unidades estabelecidas nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, além de São Paulo, a marca chega, no mês de junho, a Curitiba. Parceria oficial do Stanford Research Institute para todo o território nacional, a Spin tem como objetivo colocar frente a frente startups inovadoras, indústrias e investidores interessados em transformá-los em negócios exponenciais. Para saber mais, basta acessar o site www.spin.capital. A aceleradora também está nas redes sociais e possui o portal de educação www.spin.capital/academy.


Voltar Topo