Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Hospital Jaraguá realiza procedimento que diminui riscos de recorrência de AVC

A equipe do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou, recentemente, um procedimento diferenciado. Chamado de Oclusão Percutânea de Forame Oval Patente ele é indicado em pacientes com histórico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) tendo outras causas investigadas e excluídas.


20/08/2019 08:57:44


Hospital Jaraguá realiza procedimento que diminui riscos de recorrência de AVC

 

Conforme o hemodinamicista André Resende Nóra, o forame oval é um orifício que permite a comunicação do lado direito com o lado esquerdo do coração. Dessa forma, durante a gestação, garante que o feto receba sangue oxigenado da mãe, já que os pulmões ainda não estão em funcionamento. “Depois do nascimento, ocorre o fechamento do forame oval, entretanto, aproximadamente 30% dos indivíduos adultos apresentam o forame oval patente, ou seja, a manutenção da comunicação entre os átrios do coração”, explica.

 

Ele ainda destaca que a Oclusão Percutânea de Forame Oval Patente apresenta forte indicação em pacientes com histórico de AVC, especialmente, jovens e sem fatores de risco como hipertensão, diabetes e tabagismo. Em alguns casos, a presença do forame oval patente pode permitir a passagem de coágulos de sangue do lado direito para o lado esquerdo do coração, levando ao derrame cerebral.

 

O procedimento é considerado minimamente invasivo e tem por objetivo reduzir a recorrência de AVC. “Utilizamos uma prótese para o procedimento, que é posicionada no coração através de uma punção na veia femoral, com o objetivo de ocluir o orifício e impedir a passagem de sangue entre os átrios”, complementa.

 

Realizado na última sexta-feira, 16, ele contou com a presença do chefe do serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Lucas da PUCRS, Porto Alegre, Paulo Caramori, e do cardiologista/ecocardiografista Carlos Eduardo Beltrami.

 

A paciente, de 32 anos, foi encaminhada do setor da Hemodinâmica para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde permaneceu em recuperação. A alta ocorreu no domingo, 18, ainda pela manhã.

 

 

Sobre o Hospital e Maternidade Jaraguá

A busca por melhores condições de vida move a história do Hospital e Maternidade Jaraguá e começa bem antes de sua fundação. A aquisição da unidade pela Comunidade Luterana aconteceu em 1966. Ao longo dos anos, surgiram grandes conquistas: ampliações da estrutura, nos anos de 1976 e 1992, criação do primeiro Centro de Imagem da região, em 1994, a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica, em 1999, o título Amigo da Criança recebido pelo UNICEF, em 2001, e, o prêmio SANTÉ, ligado ao MCE e o prêmio Criança ABRINQ 2012. Buscando oferecer à comunidade maior conforto e bem-estar, o Hospital Jaraguá conta com um novo e moderno prédio assistencial, oferecendo as melhores tecnologias e tratamentos na área da saúde.


Voltar Topo