Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Startup desenvolve plataforma de gestão de resíduos

O tema da sustentabilidade tem estado em alta nos últimos anos. E não é para menos, já que o cuidado com o ecossistema se tornou crucial ao garantir a sobrevivência das próximas gerações no planeta. Atitudes sustentáveis contribuem para que impactos negativos diminuam e, também, que a natureza seja preservada.


27/08/2019 11:52:21


Startup desenvolve plataforma de gestão de resíduos

 

O lixo é um exemplo altamente tóxico, que em contato direto com o meio ambiente prejudica lençóis freáticos e causa danos ao solo. Por isso, existem medidas, garantidas por lei, de regularização para o destino dos resíduos sólidos. No Brasil, realizar a coleta de lixo é obrigação dos cidadãos e das empresas. Estas, por sua vez, precisam prestar contas ao governo sobre a destinação correta e, muitas vezes, esbarram na burocracia da atividade.

 

Nesse contexto, pensando em facilitar o processo, a Elo Verde oferece o serviço através de uma plataforma digital de gestão de resíduos. A startup, acelerada pela Spin, realiza o gerenciamento de documentos próprios e de terceiros com compartilhamento e recebimento da papelada, controle de prazos, validades e lembretes e interação entre as obras, gestores e fornecedores.

 

Ela possui diferenciais que se destacam no segmento, como controle de geração de resíduo no processo, integração com órgãos ambientais e gestão compartilhada do resíduo. Também organiza o fluxo simplificado e otimizado, controle e compartilhamento de documentos, controle de entrada e saída de caminhões, gestão de coleta e agendamentos, monitoramento das centrais de armazenamento do resíduo e integração com parceiros ambientais.

 

No caso das indústrias, a plataforma disponibiliza o controle da geração nas obras com aplicativo mobile (off-line), monitoramento dos locais de armazenamento de forma centralizada e remota, e relatórios e indicadores de sustentabilidade. Já no âmbito das coletas, transporte e destinação, a Elo Verde fornece o controle de solicitações de recipientes nas obras, aplicativo mobile com programação das tarefas e otimização de rotas de coleta e monitoramento da situação com acompanhamento em tempo real.

 

Dessa forma, a startup estabelece a gestão sustentável dos resíduos dos clientes. O objetivo é garantir inovação e praticidade, acompanhando, em tempo real, os principais indicadores de geração e destinação.

 

Funcionalidades

Na plataforma, é possível obter o controle interno com foco em produção mais limpa, controlando a geração de resíduos com auxílio de aplicativo mobile e, assim, adquirir rapidamente as oscilações e movimentações dos resíduos dentro dos processos, gerindo causas e tomando ações rápidas para redução e controle de custos.

 

Com a ferramenta, o cliente consegue monitorar como estão as capacidades dos locais de armazenamento de resíduos e otimizar os processos de solicitações e coleta com os parceiros ambientais. Com um clique é possível destinar o resíduo, gerar os documentos e controlar o recebimento, integrando automaticamente com órgãos ambientais. Na Elo Verde, ainda é permitido ao cliente fazer a integração com transportadores.

 

 

Sobre a Spin

A Spin é a primeira e a maior rede de aceleradoras startup+indústria do Brasil (hardware e software) e também uma das dez melhores aceleradoras do país, conforme o Startup Awards 2018. Com unidades estabelecidas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul, a Spin é parceira oficial do Stanford Research Institute para todo o território nacional e tem como objetivo colocar frente a frente startups inovadoras, indústrias e investidores interessados em transformá-los em negócios exponenciais. Para saber mais, basta acessar o site www.spin.capital. A aceleradora também está nas redes sociais e possui o portal de educação www.exponencial.vc.

 

Fotos: divulgação Spin


Voltar Topo