Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Reversão da vasectomia: alternativa para casais que querem engravidar

Quando se inicia uma nova família, pode renascer também o desejo de ter filhos, mesmo após já ter passado pela experiência em um ou mais relacionamentos anteriores. O maior obstáculo está no fato de que, se o homem se submeteu ao procedimento da vasectomia, é preciso revertê-la através de uma nova cirurgia.


14/10/2019 15:27:23


Reversão da vasectomia: alternativa para casais que querem engravidar

 

Conforme o médico urologista Lucas Galdino, basicamente, todos os pacientes que ainda pretendem ter filhos e são vasectomisados podem realizar a reversão. Já o resultado satisfatório está relacionado, principalmente, com o intervalo entre uma operação e outra. “Com o passar dos anos, ocorre a esclerose do canal, o que dificulta a passagem dos espermatozoides”, alerta.

 

O médico ressalta que a cirurgia não é garantia de sucesso para uma futura gestação e que varia de acordo com a técnica utilizada e a experiência do cirurgião. “Quando bem indicada, é possível atingir bons resultados e o custo é inferior à uma fertilização para tentativa de gravidez”, comenta.

 

No sentido inverso, outro cenário também vem ganhando cada vez mais adeptos entre o público masculino brasileiro: o encerramento da fecundidade por diversos motivos. A vasectomia é indicada para homens acima de 25 anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos. Segundo o urologista, o paciente precisa estar certo quanto à vontade de não gerar mais crianças. A recomendação da operação também ocorre em situações nas quais uma gestação pode provocar riscos à mãe ou ao bebê.

 

Um grande impasse, porém, tem relação com a insegurança dos homens, o que impacta ainda no alto número de laqueaduras realizadas pelas mulheres. “A falta de informação traz o medo, mas é preciso ter em mente que o procedimento não causa impotência e, muito menos, diminui a libido e o desempenho sexual”, explica.

 

Panorama

Apesar de ainda haver preconceito e mitos que envolvem a vasectomia, o Brasil registrou um aumento significativo do procedimento. Dados da plataforma Data/SUS confirmam que, em 2017, foram realizadas 57 mil cirurgias, crescimento de 123% comparado ao ano de 2008.

 

 

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fan page Uro Centro Jaraguá no Facebook.

 

Foto: divulgação


Voltar Topo