Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Audição supersensível pode provocar problemas de irritabilidade extrema

Sons cotidianos como alguém mastigando um alimento, torneira pingando ou estalar de ossos, podem passar despercebidos pela maioria das pessoas, menos para quem sofre de misofonia.


09/12/2019 16:53:27


Audição supersensível pode provocar problemas de irritabilidade extrema
 

 

Segundo o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas, essa doença causa reação aos pequenos sons do dia a dia. “Barulhos repetitivos ou sons baixos padronizados despertam a sensibilidade auditiva, causando crises intensas de raiva, falta de concentração e até situações desesperadoras e atitudes extremas devido ao incômodo sonoro”, alerta. 

 
A misofonia é o verdadeiro “ódio ao som”, também conhecida como síndrome de sensibilidade ao som seletivo. Freitas afirma que o problema tem origem neurológica. “Os estímulos sonoros são confundidos no sistema nervoso central. Assim, a pessoa não consegue ignorar os ruídos irrelevantes e foca na situação desconfortável”, completa.
 
O diagnóstico correto pode levar anos, por essa razão, os acometidos pelo transtorno, geralmente, são rotulados como pessoas chatas e antissociais desde a infância, o que pode gerar dificuldades de relacionamento pessoal, profissional e familiar ao longo da vida. “Quem possui audição supersensível e irritabilidade deve buscar ajuda médica especializada. Desprezar a condição só aumenta o problema”, alerta. 
 
O médico afirma que mesmo que não tenha cura, tratamentos com estimulação sonora, expondo o paciente a sons neutros e irritantes podem reduzir os impactos negativos, assim como meditação e terapias cognitivas auxiliam na concentração, para que ele consiga ignorar os barulhos perturbadores e conviver em harmonia com o ambiente, tendo mais bem-estar e qualidade de vida. 
 
 

Sobre Márcio Freitas

Márcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook e Instagram.


Voltar Topo