Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Plataforma de educação promete capacitação assertiva ao mercado de trabalho

Indecisão, falta de recursos e questões familiares são alguns dos motivos que fazem muitos jovens abandonarem um curso de graduação. Segundo aponta o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de um milhão de cadeiras estão vazias nas universidades.


11/12/2019 15:52:46


Plataforma de educação promete capacitação assertiva ao mercado de trabalho


Em contrapartida, esse mesmo um milhão é o número de formados anualmente no Ensino Superior. Apesar desse montante, a demanda por profissionais tem crescido, principalmente nos últimos anos, quando novas tecnologias se tornaram realidade dentro das indústrias. Outro ponto relevante tem a ver com a aprendizagem de quem já está empregado, com foco no aperfeiçoamento em áreas como tecnologia, gestão e construção. 
No Brasil, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, apenas 15,3% da população possui ensino superior completo, sendo 11,8% desses brasileiros estão em busca de uma oportunidade de trabalho. Para diminuir o problema que afeta a educação e o mercado de trabalho, soluções inovadoras precisam ser capazes de preparar profissionais que atendam a nova economia e à cadeia produtiva. 
Uma delas, é a startup Athena – Trilhas de Conhecimento, participante do sétimo ciclo de aceleração da Spin, que oferece uma plataforma de educação virtual com produção de conteúdo para treinamento e capacitação. Um diferencial da escola corporativa está na figura do concierge, termo francês que significa “porteiro”, também um cargo comum no ramo hoteleiro, responsável por atender as necessidades básicas e especiais dos hóspedes. Na Athena, ele cumpre papel importante no engajamento e conexão das expectativas dos clientes.
Antes da implantação, a startup realiza um diagnóstico que avalia o cenário da empresa e também ouve os colaboradores para criação das Trilhas de Conhecimento. Essas trilhas são atividades e tarefas com o objetivo de trabalhar uma competência ou habilidade específica, podendo ser agrupadas em módulos, tornando assim, o processo mais engajador. A ferramenta disponibiliza indicadores de resultados, que podem ser integrados aos sistemas de gestão do cliente. 
De acordo com o CEO, Josué Junior, a startup nasceu do desejo de tornar possível e flexível o acesso à Educação Superior, reduzindo vagas ociosas e evasão escolar. “Nós acreditamos que o conhecimento cria oportunidades incríveis, ajudando as pessoas a se conectarem nas melhores experiências de aprendizado”, afirma. 
Com uma educação melhor, mais acessível e construída sob medida para o cliente, a Athena conecta alunos às vagas ociosas das universidades, fornecendo tecnologia, trilhas de conhecimento e sustentabilidade, o que representa um impacto social para a comunidade. 

Sobre a SpinA Spin é a primeira e a maior rede de aceleradoras Startup+Indústria do Brasil (hardware e software), a maior aceleradora de Santa Catarina (Distrito/KPMG) e também uma das dez melhores aceleradoras do país (Startup Awards 2018 e 2019). Com unidades estabelecidas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul, a Spin é parceira oficial do Stanford Research Institute para todo o território nacional e tem como objetivo colocar frente a frente startups inovadoras, indústrias em transformação e investidores interessados em criar negócios exponenciais. Para saber mais, basta acessar o site www.spin.capital. A aceleradora também está nas redes sociais (@spin.capital) e possui o portal de educação www.exponencial.vc.


Voltar Topo