Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Médico alerta sobre os riscos do #DesafiodaFarinha para a saúde respiratória

A quarentena tem sido motivo para mais interação entre as famílias confinadas dentro de casa. Além disso, o uso da internet intensificou e mais pessoas estão conectadas frequentemente nas redes sociais. Por esse motivo, adultos, crianças e até famosos entram na onda de desafios e brincadeiras, que se transformam em verdadeiros virais. Contudo, essas opções de entretenimento nem sempre são saudáveis, como é o caso do #DesafiodaFarinha.


15/05/2020 11:58:37


Médico alerta sobre os riscos do #DesafiodaFarinha para a saúde respiratória

 

Ele é um jogo em que uma pessoa faz perguntas e, conforme a resposta, mergulha o rosto de um dos participantes na farinha de trigo. Mas, de acordo com o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas, apesar de parecer divertida e inofensiva, a brincadeira pode ser muito perigosa. “Ao aspirar a farinha pelo nariz ou pela boca, as partículas do produto podem ficar nas cavidades nasais e seios da face e, inclusive, ir para os pulmões”, alerta.

 

Com isso, a “brincadeira” gera risco de infeções agudas ou crônicas dos seios da face como sinusites. O especialista ressalta que a pessoa também pode desenvolver tosse, secreção nasal, febre, dificuldade para respirar e até mesmo insuficiência respiratória. “Esse desafio pode causar também infecções no pulmão ou até uma reação das vias aéreas chamada de broncoespasmo ou laringoespasmo, que pode causar morte por asfixia”, adverte.

 

O médico orienta para quem participou da brincadeira buscar ajuda especializada. “O ideal é procurar um otorrinolaringologista o quanto antes para realizar exames e verificar se teve alguma consequência para a sua saúde”, recomenda.

 

 

Sobre Márcio Freitas

Márcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.

 

Foto: divulgação


Voltar Topo