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Não coloque todos os ovos na mesma cesta: diversifique a sua comunicação

Sabemos que a comunicação é uma importante aliada na construção e fortalecimento da imagem das marcas e, em tempos difíceis, ela se torna fundamental. Mas, diante de uma pandemia, gerar conteúdo, principalmente, nas redes sociais, é um desafio. É preciso seguir comunicando os valores do seu negócio, produto ou serviço, porém, em sintonia com o momento, que exige cautela, cuidado e, principalmente, empatia.


25/05/2020 10:36:03


Não coloque todos os ovos na mesma cesta: diversifique a sua comunicação

É necessário levar em consideração que o momento pede um certo tom de seriedade. Estamos vivenciando uma pandemia e o clima é de incerteza e medo. Portanto, o público espera por uma comunicação informativa, apresentando fatos, números, dados e, acima de tudo, dicas úteis. Tente comunicar com leveza, otimismo, mas sem deixar de lado a seriedade que a atualidade exige. 

Hoje, com a tecnologia, a gama de ferramentas para se aproximar do seu cliente/prospect e público em geral é numerosa. Em tempos de distanciamento social, a internet passa a ser ainda mais utilizada dentro das casas como fonte de informação e entretenimento. 

No entanto, vale lembrar: não saia bombardeando o seu público. Qualidade é mais importante do que quantidade quando se fala em conteúdo. Se você deseja construir uma conversa com seus clientes, este é um “trabalho de formiguinha”, uma longa jornada. Mas, comece! E, antes de postar, pense no porquê. Todo post que você fizer tem que ter um porquê.

Voltando ao tema do novo coronavírus, antes de publicar qualquer conteúdo em sua rede social, não deixe de levar em conta o atual contexto, os desafios que as pessoas estão enfrentando e as incertezas com as quais estão convivendo. Aqui, vale repetir: seja empático, solidário e mostre que o seu conteúdo (e sua marca) pode ser útil. Tente ajudar, acima de tudo! 

Em comunicação, costuma-se dizer a máxima: não coloque todos os ovos na mesma cesta. Ou seja, diversifique os canais de comunicação da sua marca e as mídias nas quais seu negócio estará presente. Assim, ampliará o alcance do seu conteúdo, chegando em novos públicos. 

Instagram: Se o seu negócio ainda não está inserido nas redes sociais, ou se você tem um pequeno empreendimento, o Instagram é, certamente, a ferramenta mais indicada para começar a geração de conteúdo na internet. Ele é uma plataforma muito completa, que une diversos formatos, do texto ao audiovisual. Explore todos esses formatos. Encare o feed como a sua vitrine. Nos stories, apresente os bastidores, o que está por trás das cortinas, e traga seu público para mais perto do seu negócio. Já o IGTV ajuda você a aprofundar um tema, projetando a sua imagem como uma autoridade no assunto. 

Facebook: Apesar do crescimento do Instagram, o Facebook contabiliza mais de 120 milhões de usuários ativos mensais, apenas no Brasil, o que justifica que sua marca esteja presente nessa rede como mais uma importante extensão do seu negócio na Internet. Na plataforma, dê preferência ao compartilhamento de notícias, dados e informações relevantes do seu universo. 
LinkedInIndicado para gestores, líderes, profissionais liberais e empreendedores em geral, o LinkedIn é um espaço dedicado a artigos, opiniões e novidades do seu mercado. Mostre, de novo, que você é uma referência! 

Twitter: Sucinto, mas nem por isso menos importante, o Twitter segue sendo um bom canal para manter a conversa com o seu público. Os números confirmam: o Brasil é um dos dez países com mais usuários contabilizados na plataforma. Aqui, uma boa dica é usá-lo para dicas breves, chamarizes para as demais redes sociais da marca. 
PinterestUma vitrine inspiracional. É isso que o Pinterest é. Com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, a plataforma nos leva a descobrir novos produtos e inspirações. Além disso, ajuda na tomada de decisão do cliente, abrindo portas para a geração de relevância de marca e, ainda, fortalecendo o acesso a blogs e e-commerce. Para usar e abusar do Pinterest, é essencial focar no visual, na imagem e sua força para encantar. 

TikTok: O uso das redes sociais subiu, significativamente, durante a quarentena, e o TikTok, que, antes da pandemia já estava em pleno crescimento, vem ampliando seu público em ritmo acelerado. O aplicativo se tornou, recentemente, o terceiro mais baixado do mundo. Fique de olho nessa tendência!  
YouTubeCom mais de dois bilhões de usuários, ou seja, quase um terço de toda a Internet, o YouTube é um dos principais buscadores da web.. A ferramenta ajuda a construir autoridade, posicionando você como uma referência no seu segmento.

WhatsApp: O app de mensagens aproxima marcas e clientes, proporcionando uma relação instantânea e mais íntima, que atende às necessidades de ambos. Porém, essa proximidade exige cuidados. É necessário lembrar que o canal demonstra a identidade da marca, portanto, a comunicação também deve ser pautada em estratégia. As mensagens precisam passar por curadoria e revisão, evitando que sejam encarados pelos recebedores como invasivas e desproporcionais. 

Vale destacar, ainda, que a comunicação, quando realizada de forma integrada, é sempre mais assertiva. Ela é um braço do marketing, que envolve questões ainda mais amplas sobre o seu produto ou serviço, como a precificação, o ponto de vendas e outros atributos fundamentais para o sucesso do negócio. Na dúvida, sempre busque auxílio de especialistas, que vão ajudar você a descobrir como e em quais canais a sua marca deve estar.  


* Por Debora Volpi,  jornalista, sócia e diretora comercial da Entrelinhas.


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