Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Urologista desmistifica o receio masculino à vasectomia

Perda de libido, baixo desempenho sexual e problemas ao urinar ainda são alguns dos temas polêmicos que aparecem quando o assunto da vasectomia vem à tona. Por trás dos mitos, existe um procedimento rápido e seguro, que garante a impossibilidade de ter filhos sem interferir na masculinidade.


05/06/2020 17:11:34


Urologista desmistifica o receio masculino à vasectomia

Desmistificar a cirurgia ainda faz parte da rotina dos profissionais especializados. Conforme o médico urologista Lucas Galdino, a falta de informação traz o medo, mas é preciso ter em mente que o procedimento não causa impotência e, muito menos, diminui a libido ou a produção de hormônios masculinos.  “Os nervos e vasos sanguíneos envolvidos na ereção não são afetados pela cirurgia. O procedimento apenas interrompe a passagem dos espermatozoides dos testículos para o pênis. O esperma produzido pela próstata e pelas vesículas seminais continua sendo ejaculado, só que sem as células reprodutivas masculinas”, explica.

 

Segundo o especialista, a vasectomia é a melhor alternativa para os casais que não desejam ter mais filhos. Por isso, é importante se informar e tirar as dúvidas com o médico durante a consulta. A operação é recomendada para homens acima de 25 anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos. A laqueadura também impede a concepção, porém, é delicada e requer recuperação mais longa para a mulher. “O paciente precisa estar certo quanto à vontade de não gerar mais crianças. A vasectomia também é indicada em situações nas quais uma gestação pode provocar riscos à mãe ou ao bebê”, ressalta.

 

Após optar pela realização do procedimento, de acordo com as orientações médicas, o paciente realiza alguns exames necessários e, na sequência, agenda a cirurgia. “A intervenção cirúrgica é simples e requer apenas anestesia local. O homem vasectomizado recebe alta em seguida e pode retomar as atividades normais em dois ou três dias, dependendo da profissão”, comenta.

 

Reversão da cirurgia

Uma boa notícia para quem se arrependeu ou constitui uma nova família e surgiu a vontade de aumentar a prole é que é possível reverter a vasectomia. O médico informa que a cirurgia não garante sucesso em uma futura gestação e que varia de acordo com a técnica utilizada e a experiência do cirurgião. “Quando bem indicada, é possível atingir bons resultados e o custo é inferior à uma fertilização para tentativa de gravidez”, esclarece.

 

 

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fan page Uro Centro Jaraguá no Facebook.


Voltar Topo