Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Especialista comenta boato da internet relacionado à orelha de abano

A máscara se tornou um item indispensável ao sair de casa já que é uma das formas de prevenção coletiva à pandemia do novo coronavírus. Ela protege nariz e boca, duas portas de entrada importantes para a contaminação da Covid-19.


10/06/2020 15:54:43


Especialista comenta boato da internet relacionado à orelha de abano

 

 

Apesar disso, o incômodo causado pelo acessório vem provocando reclamações e até memes, as famosas sátiras virais da internet. A máscara pode embaçar os óculos, apertar o nariz ou machucar as orelhas. Os elásticos que servem para prendê-las à cabeça causam leve desconforto quando ela é utilizada por longos períodos. Além disso, já é um comentário comum que o uso prolongado tende a modificar a aparência das orelhas, deixando-as mais proeminentes. 

 

Contudo, o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas esclarece o que é mito ou verdade nessa hipótese que circula pela internet. “Em adultos, dificilmente ela vai causar alteração na estrutura auricular. O que mantém o formato e a posição das orelhas são as cartilagens, estruturas fortes e flexíveis, que não serão alteradas facilmente”, ressalta.

 

Porém, ele alerta para os cuidados com o público infantil. “As crianças podem ser prejudicadas, mas tudo vai depender do tipo de máscara e da pressão do elástico, que pode causar úlceras ou lacerações nos pequenos, pois a cartilagem é mais mole, sendo moldada com certa facilidade”, explica.

 

Algumas opções disponíveis no mercado possuem amarrações ou encaixes atrás da cabeça, evitando que as orelhas tenham contato com o elástico ou, ainda, existem alargadores de máscara, que engatam o elástico em uma estrutura na parte de trás da cabeça ou na nuca. “De qualquer forma, se você acredita que a orelha esteja machucada ou está sendo deformada pela máscara, procure um profissional especializado para analisar o caso”, recomenda.

 

 

Sobre Márcio Freitas

Márcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.

 

Foto: divulgação


Voltar Topo