01/08/2014 16:40:07
É que a companhia foi uma das selecionadas do Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes. O programa contempla 80 projetos de ocupação para os Centros de Artes e de Esportes Unificados. A iniciativa, que contou com mais 500 inscrições, tem como objetivo desenvolver uma programação de qualidade para o público infantil e jovem com gratuidade de todas as ações e atividades.
Nos CEUs, há ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, além de ações de prevenção à violência e de inclusão digital. Em Jaraguá do Sul, o espaço fica no Bairro Vila Lenzi.
O projeto da Cia Sandra Baron aprovado pelo edital da Funarte visa à realização de três oficinas artísticas. A primeira delas, intitulada Fotografar Brincando, é destinada a crianças entre sete e dez anos e oferece contato lúdico e divertido com a arte da fotografia. Já na oficina de música, adolescentes poderão construir instrumentos de percussão a partir de materiais reciclados. Por fim, o grupo ainda oferta uma oficina de iniciação à contação de histórias.
Além disso, a companhia também promoverá saraus semanais com convidados especiais. A ideia, segundo os integrantes, é que a comunidade se encontre para trocar narrativas orais. Fechando a programação, toda semana, o público poderá assistir a uma apresentação de teatro e de um espetáculo de contação de histórias.
O projeto da Cia Sandra Baron possui parceiros que são referências em Santa Catarina. A lista de integrantes é composta pela fotógrafa Evelyn Hansen, pelo músico Maicon Rocha, ambos de Jaraguá do Sul, bem como pela Cia Contacausos, de Chapecó, Trip, de Rio do Sul, Lieza Neves e Patricia Souza, de Brusque, Sérgio Bello, Felicia Fleck e Drica Santos, de Florianópolis, Cia Mútua, Daiana Wagner e Bruna Machado, de Itajaí, Emiliano Souza, de Guabiruba, e Gisele Paes, de Tubarão.
Sobre a Cia Sandra Baron
A Cia Sandra Baron foi fundada em 2012. Com atuação destacada nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Brusque, a companhia realiza apresentações, oficinas e workshops com foco no teatro e na contação de histórias. Para 2014, a companhia já conta com uma agenda repleta de trabalhos que inclui compromissos no Estado de Santa Catarina e também em outras regiões do país.
Somente em 2013, as apresentações e capacitações atingiram um público de 19 mil pessoas, em 16 cidades diferentes. Considerando apenas Jaraguá do Sul, a companhia se apresentou para um total de 10 mil pessoas.
Entre os personagens mais conhecidos da atriz Sandra Baron está Ana Cigana, que, tirando objetos do próprio bolso, interage com o público e faz plateia viajar pelo imaginário de boas e divertidas histórias. Para saber mais, basta acessar ciasandrabaron.blogspot.com. O grupo também está no Facebook.