Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Uso de ar-condicionado aumenta casos de sinusite no verão: entenda o motivo

Durante o verão, o ar-condicionado se torna melhor amigo de grande parte da população brasileira, que busca por momentos de refresco nos dias mais quentes do ano. Mas, para algumas pessoas, permanecer em ambientes climatizados é uma experiência que pode prejudicar a saúde respiratória e até desencadear ou agravar casos de sinusite.


10/12/2021 11:41:29


Uso de ar-condicionado aumenta casos de sinusite no verão: entenda o motivo

 De acordo com o otorrinolaringologista Márcio Freitas, o uso do ar-condicionado favorece a inflamação nos seios da face, pois, reduz a umidade dos locais. “Em espaços secos, a tendência é que os casos de sinusite sejam mais frequentes devido ao ressecamento da mucosa nasal, que deixa as vias aéreas mais vulneráveis a infecções. Além disso, o aparelho pode ajudar a espalhar a poeira, sujeira, bactérias e ácaros do ambiente, o que também contribui para problemas respiratórios”, explica o profissional.

 

A sinusite apresenta sintomas incômodos como dor de cabeça e facial, secreção e congestão nasal. Segundo Freitas, a condição surge quando as mucosas do nariz e da boca ficam inflamadas.

 

Para que todos possam usufruir do ar-condicionado, sem causar danos à saúde, o otorrinolaringologista sugere utilizar um umidificador no espaço climatizado, não abusar da temperatura do aparelho, usando-o sempre em torno de 23°C, e manter a manutenção do equipamento em dia. “Nesta época, outro cuidado fundamental é hidratação”, reforça o médico.

 

Além disso, o especialista ainda salienta a importância de consultar um médico otorrinolaringologista em casos de sinusite. “A automedicação não é indicada, já que pode piorar o problema”, enfatiza.

 

 

Sobre Márcio Freitas

Márcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

 

Foto: arquivo pessoal Marcio Freitas


Voltar Topo