Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Nutricioni​sta dá dicas de preparaçõe​s saudáveis para o lanche das crianças

Pensar diariamente em lanches saudáveis para as crianças levarem para a escola é uma ocupação que deixa muitos pais esgotados. É preciso organizar a lancheira de modo que alie sabor, praticidade e também boa nutrição. A tarefa, além de disposição, exige criatividade e conhecimento.


26/08/2014 10:24:59


Nutricioni​sta dá dicas de preparaçõe​s saudáveis para o lanche das crianças

Por isso, a nutricionista Alessandra Gaboardi fez uma seleção de dicas importantes para garantir tranquilidade aos pais e, em contrapartida, muita saúde aos pequenos. “Tudo aquilo que é preparado com amor e dedicação, tem outro sabor! E, com certeza, vai agradar seu filho na hora do lanche”, avisa.

O primeiro lembrete da especialista é quanto aos alimentos industrializados, inclusive, aqueles com apelo saudável.  Segundo Alessandra, eles devem ser evitados, pois, costumeiramente, são ricos em açúcar, sal, gordura trans ou saturada e glutamato monossódico. O ingrediente, apesar de invisível, agrega ainda mais sódio à vida das crianças, que, com o passar dos anos podem desenvolver problemas relacionados aos rins e com o aumento da pressão arterial.

Ao invés das preparações prontas, a sugestão é que os pais invistam na combinação de quatro itens principais: uma bebida, uma fruta, uma fonte de proteína e outra de carboidrato. A bebida é importante para garantir a reposição de líquido nas crianças. Já as frutas são alimentos reguladores e fontes de vitaminas e minerais. O carboidrato, por outro lado, ajuda a manter a energia e, por fim, a proteína aparece para contribuir na manutenção da imunidade.

De acordo com a nutricionista, os alimentos devem ser guardados separadamente. As frutas precisam ser lavadas e secas e os sanduíches embalados em papel manteiga e conservados em geladeira até o momento de ir para a escola. As bebidas podem ser deixadas no freezer, sendo retiradas apenas na saída de casa. Para mais segurança alimentar, os pais devem dar preferência às lancheiras térmicas.

 

Preparações saudáveis

- Bebida: água fresca, água com folhas de hortelã, água de coco (consulte o rótulo e evite aquelas com metabissulfito de sódio);

- Fruta: maçã, banana, uva, tangerina, ameixa, uva passa, caqui, pera (são opções mais práticas);

- Carboidrato: pães, biscoitos simples (de preferência caseiros), bolos simples (feitos em casa), sanduíches (evite a bisnaguinha, ela contém muito conservante).

- Proteínas: sanduíches com queijo muçarela e presunto simples, queijo cottage e mel, pasta de atum (evitar no verão).

  

Sobre Alessandra Gaboardi

Alessandra Gaboardi é especialista em Nutrição Clínica e tem como foco profissional o atendimento voltado às crianças, adolescentes e gestantes. Graduada em Nutrição e Engenharia de Alimentos, ela possui um extenso currículo profissional e é membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e do Núcleo de Nutricionistas de Jaraguá do Sul. Ela conta com duas pós-graduações, além de ter três cursos de aperfeiçoamento em sua área de atuação. Frequentemente, participa de cursos de extensão e congressos. É uma das responsáveis pelo Chef Kids, iniciativa com turmas regulares que objetiva oferecer educação nutricional às crianças.

Mais informações: www.facebook.com/AlessandraGaboardiNutricionista.


Voltar Topo