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Feedback é ferramenta importante para o dia a dia profissional

Ouvir um elogio é sempre algo prazeroso. Mas, se nem a vida pessoal é feita apenas de retornos positivos, na profissional, as críticas são ainda mais comuns e, ao contrário do que muitos pensam, também essenciais para o autoconhecimento e evolução.


19/09/2014 11:58:31


Feedback é ferramenta importante para o dia a dia profissional

Por isso, o feedback é uma ferramenta de suma importância na rotina de líderes e liderados. De acordo com a coach Fabiana Koch, sócia do Fique Bem Coaching e Evolução Humana, apesar de ser temida pela maioria das pessoas, essa conversa deve, sim, ser encarada como algo fundamental. “Vale mais receber um feedback negativo, do que não ouvir nenhum comentário”, afirma. Segundo a especialista, os colaboradores precisam se aproximar dos chefes e solicitar opiniões a respeito das práticas diárias. “É fundamental para o desenvolvimento”, complementa.

Mesmo assim, o feedback é cercado de temores. Conforme pesquisas recentes realizadas pela Universidade de Harvard, quatro entre dez pessoas acreditam que ele não serve para nada. O resultado dessas análises, enfatiza Fabiana, é preocupante. Para ela, essa impressão negativa se deve aos retornos coletivos aplicados no passado. “Todo julgamento gera desconforto. Hoje, a tendência é que o feedback seja feito de forma individualizada”, aponta.

A coach ainda explica que, em geral, as três reações mais comuns entre os profissionais ao receberem uma opinião dos chefes são a negação, o desmerecimento do executor e a concordância com tudo o que está sendo falado.  No entanto, é preciso agir com maturidade para evoluir a partir das críticas recebidas. Na opinião de Fabiana, a primeira atitude a se tomar deve ser, simplesmente, ouvir. Depois, a dica é processar a mensagem corretamente para, no futuro, melhorar o desempenho.

Por outro lado, aos líderes que aplicam feedback, a coach sugere o mesmo amadurecimento profissional. Além de demonstrar respeito, os chefes precisam escolher os momentos corretos para iniciar esse tipo de conversa, bem como levar os liderados a pensar nas consequências de suas atitudes.

 

Dicas para quem recebe feedback

- Respire fundo e, inicialmente, apenas ouça;

- Deixe a mensagem chegar e processe-a corretamente para melhorar seu desempenho;

- Não leve o feedback para o lado pessoal;

- Não desperdice a oportunidade de se desenvolver;

- Busque outras pessoas para obter mais opiniões, porém, seja neutro nas suas escolhas.

 

Dicas para quem aplica feedback

- Escolha o melhor momento do dia para aplicar feedback em seus liderados individualmente;

- Inclua fatos à sua fala;

- Evite nomes/omita os sujeitos;

- Expresse seus sentimentos diante das situações;

- Faça o seu liderado pensar nas consequências de suas atitudes;

- Peça sugestão sobre o que pode ser feito, fazendo o outro pensar, assim, você contribuiu para o crescimento dele.

 

Sobre Fabiana Koch

É coach certificada em Londres, especialista em ‘English for Business Communication’ e em ‘Coaching para o Sucesso’. Ao longo dos últimos anos, tem se dedicado a ajudar os clientes na conquista de metas pessoais e profissionais. Publicitária e professora, atuou no universo corporativo por quase duas décadas e, hoje, além do atendimento personalizado, também ministra palestras para diversos públicos.

À frente do curso Bem Estar, apoia os participantes no resgate da qualidade de vida e na busca do autoconhecimento. Recentemente, também lançou o ‘Fique Bem Reflexões’, uma compilação de 52 mensagens de bem estar e motivação ilustrada com imagens captadas, mundo afora, por Mauro Fábio Koch. Semanalmente, participa da programação da Rádio Jaraguá AM por meio do quadro ‘Fique Bem com Fabiana Koch’, no qual interage com os ouvintes e transmite dicas de como viver bem.

É proprietária da Fique Bem Coaching e Evolução Humana, com escritórios nas cidades de Jaraguá do Sul, Pomerode e Balneário Camboriú. Atende pessoalmente, in-company e à distância (via Skype e e-mail).


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