Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Primavera é estação perigosa para quem sofre de alergias

A primavera já chegou e vem deixando as cidades mais floridas e bonitas. Mas, enquanto a beleza e o aroma das flores se espalham, muitas pessoas começam a sofrer os efeitos negativos da estação mais colorida do ano. O período, segundo o médico Marcio Freitas, é bastante problemático para quem possui doenças como a rinite alérgica.


24/09/2014 13:53:48


Primavera é estação perigosa para quem sofre de alergias

O otorrinolaringologista explica que a presença de mais pólen no ar, devido à floração das plantas, causa sintomas inconvenientes e que merecem atenção redobrada por parte dos pacientes. Além disso, como a região possui altos índices de umidade no ar, também é registrado um significativo aumento de casos de rinite alérgica a ácaros, principal componente da poeira doméstica.

De acordo com Freitas, em geral, quem é acometido pela doença apresenta sintomas como coceira no nariz e olhos, secreção nasal transparente, espirros e obstrução nasal. Para minimizar esses problemas, ele sugere que se diminua a exposição aos agentes agressores. Uma maneira simples de fazê-lo é limpar a casa sempre com pano úmido, ao invés de utilizar vassoura ou aspirador de pó, pois ambos espalham as partículas causadoras da alergia pelo ar. Carpetes, tapetes, cortinas de tecido e bichos de pelúcia também devem ser evitados.

Conforme o médico, a rinite alérgica requer cuidados, por isso, assim que os primeiros indícios aparecem, um especialista precisa ser consultado. “É uma doença crônica e com o uso da medicação adequada, como antialérgicos e sprays nasais, pode-se controlar todos os sintomas”, explica. Ele ainda esclarece que a automedicação, muito comum nesses casos, tende a trazer diversos prejuízos à saúde dos pacientes.

 

Sobre Marcio Freitas

Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo.​ O médico atua em Jaraguá do Sul há 13 anos e integra o corpo clínico dos hospitais São José e Jaraguá. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Ele atende na Clínica DR. Marcio Freitas, na Rua Donaldo Gehring, 106, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook. 


Voltar Topo