Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


TPM atinge 93% das mulheres, mas pode ser amenizada com alimentação adequada

Irritação, ansiedade, fadiga, facilidade para chorar, dores de cabeça, nas costas e no abdômen, compulsão por doces ou salgados. A lista de malefícios causados pela TPM (Tensão Pré-Menstrual) é extensa, incômoda e generalizada. Isso porque, estudos demonstram que a síndrome atinge até 93% das representantes do sexo feminino. E, muito mais do que uma simples reclamação, ela é, sim, um problema e merece toda a atenção.


06/03/2014 15:36:18


TPM atinge 93% das mulheres, mas pode ser amenizada com alimentação adequada

Comum ao universo das mulheres, e muitas vezes sinônimo de apreensão e incompreensão por parte dos homens, a TPM pode ser resumida como um distúrbio crônico. Ela ocorre na fase lútea do ciclo menstrual, ou seja, entre dez e doze dias antes do início da menstruação, devido a intensas alterações hormonais.

Além disso, há uma diminuição significativa nos níveis de serotonina no organismo, o que explica a vontade quase incontrolável de comer carboidratos e consequentes flutuações de peso. “Os alimentos ricos em carboidratos possuem altas concentrações de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina no cérebro e que traz sensação de bem-estar”, explica a nutricionista Alessandra Gaboardi.

De acordo com a especialista, já é comprovado que alimentos ricos em cálcio, magnésio, gorduras poli-instauradas e vitaminas D e E têm o poder de auxiliar na redução daqueles indesejáveis sintomas. Eles são encontrados no leite e seus derivados, vegetais verdes-escuros, aveia, sardinha, ovos cozidos, nozes e castanhas e também no gergelim. Para minimizar os efeitos da TPM, a indicação é que as mulheres consumam quatro porções diárias de boas fontes de cálcio e vitamina D.

Por outro lado, a nutricionista sugere que, nos dias anteriores à menstruação, as mulheres evitem alimentos embutidos e ricos em glutamato monossódico e excesso de sal e doces. Outra dica é diminuir ao máximo o consumo de bebidas estimulantes, como café, refrigerantes a base de cola e chimarrão.

 

RECEITAS PARA AMENIZAR A TPM

 

Mousse de damasco

Ingredientes:

150g de damasco secos

200g de iogurte natural desnatado

2 colheres (sopa) de leite desnatado em pó

Açúcar (se necessário)

Modo de preparo: em uma panela com água fervente, cozinhe os damascos por 20 minutos ou até que fiquem macios. Descarte a água. No liquidificador, bata o iogurte e os damascos até obter um creme liso. Transfira para um recipiente e acrescente o leite em pó. Misture bem e verifique o sabor. Caso seja necessário, acrescente até uma colher de sopa de açúcar demerara. Leve à geladeira por duas horas.

 

Patê de atum

Ingredientes:

1 lata de atum em óleo

100g de iogurte natural desnatado ou duas colheres (sopa) de queijo cottage

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

2 colheres (sopa) de salsinha

1 colher (sopa) de cebolinha

Modo de preparo: descarte o óleo do atum e transfira-o para um recipiente fundo. Misture o atum, o iogurte e o azeite de oliva com um garfo. Acrescente a salsinha e cebolinha e mexa novamente. Sirva como recheio de sanduíches integrais ou em saladas.

 

Suco de amora com abacaxi

Ingredientes:

1 xícara de amoras ou 20 unidades médias

2 fatias de abacaxi

300ml de água gelada

Modo de preparo: no liquidificador, bata as amoras e o abacaxi por dois minutos. Sirva imediatamente.

 

Pudim de chocolate

Ingredientes:

1 xícara de abacate picado

2 a 3 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (sobremesa rasa) de açúcar mascavo ou demerara

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador até obter um creme liso. Transfira para um recipiente e leve para a geladeira por uma hora.

Sugestão de consumo: duas colheres de sopa.

 

Sobre a Dra. Alessandra

Alessandra Gaboardi é especialista em Nutrição Clínica e tem como foco profissional o atendimento voltado às crianças, adolescentes e gestantes. Graduada em Nutrição e Engenharia de Alimentos, ela possui um extenso currículo profissional e é membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e do Núcleo de Nutricionistas de Jaraguá do Sul. Ela conta com duas pós-graduações, além de ter três cursos de aperfeiçoamento em sua área de atuação. Frequentemente, ainda participa de cursos de extensão e congressos. Mais informações: www.facebook.com/AlessandraGaboardiNutricionista.


Voltar Topo