Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Upcycling criativo da SOL Paragliders personifica Mamãe Noel no Natal gaúcho

Reconhecida pela expertise em equipamentos para esportes aéreos, a empresa jaraguaense forneceu materiais para a criação do figurino e ambientação da personagem de Natal do Mercado Público de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul


20/12/2024 11:45:29


Upcycling criativo da SOL Paragliders personifica Mamãe Noel no Natal gaúcho

Inovar com boas práticas no uso de materiais e tecidos é um dos propósitos da SOL Paragliders, de Jaraguá do Sul, enquanto empresa. Atuante no segmento de voo livre, voo motorizado, roupas esportivas e produtos técnicos têxteis para defesa e segurança, a renomada marca catarinense conta desde 1999 com um programa dedicado à Responsabilidade Social, atentando-se para o modo com que o processo produtivo é feito, acompanhando desde os fornecedores até a fase final do produto.

Já há alguns anos, incentivando as oportunidades do upcycling e da economia circular, muitas das sobras de materiais de parapentes, paraquedas e asas de paramotor da SOL têm servido a novos usos em demais setores da comunidade. Um dos casos é a colaboração com o figurinista, cenógrafo e artista plástico catarinense Márcio Paloschi, que faz uso das matérias-primas da SOL em diferentes iniciativas culturais.

Assim, itens que seriam considerados descartáveis, tais como paraquedas, parapentes e asas de paramotor, seguem vivos, embelezando espetáculos, trazendo à tona emoções e eternizando boas memórias nos palcos. Exemplo do sucesso desta parceria está sendo visto neste fim de ano na programação cultural de Natal do Mercado Público de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A SOL, reconhecida pela expertise em equipamentos para esportes aéreos, contribuiu para a personificação da Mamãe Noel, vivida pela artista Raquel Allves, fornecendo materiais essenciais para a criação do figurino e ambientação da personagem. Entre os itens, foram disponibilizados tecidos especiais e um paraquedas completo, utilizados tanto na composição visual da personagem quanto na cenografia, simbolizando um "pouso" da Mamãe Noel no emblemático espaço, situado no centro histórico da capital gaúcha.

Interagindo diariamente com o público, a personagem da Mamãe Noel conta histórias de Natal e compartilha curiosidades sobre o Mercado Público, reforçando a magia do período natalino com a comunidade. As apresentações, marcadas para ocorrer até esta sexta-feira, dia 20 de dezembro, ocorrem em três horários diários para enriquecer a experiência dos visitantes, unindo fantasia, criatividade e um toque de inovação.

Em projetos anteriores, a SOL e Márcio Paloschi desenvolveram figurinos para a ópera "Bodas de Fígaro", que fez parte da programação do Festival Internacional FEMUSC, em 2022. No mesmo ano, as sobras da SOL também ajudaram a compor as fantasias usadas pela Acadêmicos da Grande Rio no desfile que consagrou a escola de samba, pela primeira vez na história, como a grande campeã do famoso Carnaval do Rio de Janeiro.

Para 2025, é previsto que mais sobras de tecidos de parapente e paraquedas sigam embelezando palcos e performances pelo país. "A família SOL se sente muito orgulhosa por contribuir com a cultura brasileira e a sustentabilidade do setor", comenta o sócio administrador da empresa, Ary Carlos Pradi.


Marca lidera prática de No Dying para maior sustentabilidade do setor

O protagonismo da marca em práticas envolvendo a conscientização ambiental não para por aí. A SOL é pioneira no ramo, em todo o mundo, ao reduzir os processos de tingimento nos materiais que servem como matéria-prima para a confecção de parapentes. Uma proposta que vem significando a redução expressiva do volume de recursos hídricos associados à produção dos tecidos para os perfis de parapente.

A companhia faz questão de prevalecer nos seus processos industriais o uso de materiais "No Dying - Natural", que eliminam a necessidade de partes das etapas de tingimento. Todos os parapentes da marca, desde 2017, são fabricados com esses tecidos, que contam com perfis e partes internas em uma tonalidade naturalmente branca, em vez de tingidos de branco, como era comum no setor.

Uma escolha assertiva que, conforme a empresa, tem resultado na economia de cerca de 40% do volume total de água e produtos químicos que antes era utilizado para colorir os tecidos.

Sobre a SOL


A SOL é uma indústria com sede em Jaraguá do Sul, que tem como foco apresentar ao mercado soluções tecnológicas têxteis. Desde 1993, a marca é líder no mercado nacional de parapentes e asas de paramotor, com exportação para mais de 70 países. O grupo atua em quatro segmentos: Voo Livre, Voo Motorizado, Roupas Técnicas e Projetos Técnicos Têxteis para a Defesa e Segurança. A empresa conta com um parque fabril de 4,1 mil metros de área, tendo a sua marca reconhecida e consolidada nos cinco continentes. Os produtos primam por segurança e qualidade, alinhados ao propósito da empresa de sempre entregar excelência para o mercado mundial. Para saber mais basta acessar: http://solbr.net.


Voltar Topo