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Escrituração Contábil Fiscal exigirá maior atenção no armazenamento de dados

Em julho de 2015, as empresas brasileiras terão de entregar mais uma obrigação acessória em formato eletrônico. Trata-se da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), um importante complemento às informações da Escrituração Contábil Digital (ECD), em vigor desde 2007, com o diferencial de mostrar para o fisco toda a composição da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das Pessoas Jurídicas.


19/11/2014 09:20:51


Escrituração Contábil Fiscal exigirá maior atenção no armazenamento de dados

A mudança, portanto, lança um grande desafio a ser enfrentado pelos empresários no que diz respeito ao detalhamento e coerência das informações. E o software de gestão, por agregar dados relevantes do negócio, pode ser um grande aliado neste sentido.  “Algumas dessas informações eram, por grande parte das empresas, controladas em planilhas. Com a nova obrigação, a exigência de detalhamento das informações é bastante grande e será fundamental que a empresa tenha seus processos contábeis alinhados a um software de gestão que automatize o preenchimento da ECF”, alerta o analista de negócios da Consistem, Leandro Eger.
 
Mais do que nunca, é importante que as empresas façam desde já a sua lição de casa e reflitam sobre a forma com a qual gerenciam o armazenamento de dados. “Para que a empresa entregue a ECF dentro do prazo com informações fidedignas à contabilidade e as exigências técnicas da obrigação será necessário que os setores de TI e Contabilidade trabalhem juntos e alinhados”, enfatiza.
 
Ainda de acordo com o especialista, o fato de a empresa possuir um software de gestão bem estruturado e alinhado às alterações na legislação contábil e fiscal pode trazer avanços no processo. “As empresas que possuem um ERP de mercado saem na frente, pois, normalmente, esses softwares já possuem soluções que atendam ao SPED. Além disso, fornecedores de ERP oferecem serviços de treinamento para a implantação”, acrescenta.
 
Mas a nova obrigação pode acarretar ainda em alterações no sistema de gestão já utilizado pela empresa. “Sempre que uma obrigação acessória é criada, automaticamente, uma demanda é trazida para as empresas fornecedoras de softwares de gestão. Um fator importante a ser observado pelos gestores é se as informações necessárias para o preenchimento da ECF já são gerenciadas pela solução utilizada com nível de detalhamento satisfatório, caso contrário, serão necessárias alterações nos módulos de gestão do software”, explica.
 
Por fim, é preciso que a empresa envolva toda a equipe nesta transição. Atualização, disciplina e disponibilidade para aderir às mudanças são palavras de ordem para o sucesso da implantação deste projeto. “A ECF deve ser tratada como um projeto da empresa, e não somente da contabilidade ou do setor de TI. É necessário destacar um responsável para o acompanhamento do projeto, que avalie os impactos das mudanças trazidas pela nova obrigação. Além disso, é imprescindível que os diretores da empresa apoiem o projeto”, conclui.
 


Sobre a Consistem
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