Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Dias de calor exigem cuidados com a alimentação

Com dias mais longos e bastante calor, muitas pessoas estão sofrendo os efeitos negativos do verão brasileiro. Mal-estar, desidratação e sensação de inchaço são rotineiros e, por isso, vale dedicar uma atenção especial à alimentação para evita-los ou, pelo menos, minimizá-los.


22/01/2015 14:22:47


Dias de calor exigem cuidados com a alimentação

As altas temperaturas, tão comuns nessa época do ano, exigem cuidados especiais que vão muito além do protetor solar. De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, a alimentação requer produtos de boa procedência e locais com condições adequadas de higiene. “É necessário verificar a data de validade dos alimentos, ressaltando-se que, no verão, após serem abertos, têm a vida útil diminuída, portanto, alguns estragam mais rapidamente se não estiverem refrigerados de forma correta”, comenta.

Além disso, antes de preparar as refeições, é primordial lavar as mãos. A mesma indicação serve para todo o processo. “Esse cuidado deve se estender também aos utensílios. Eles precisam estar bem limpos”, avisa a especialista. Outra dica é separar os alimentos crus e cozidos, pois, assim, evita-se a contaminação cruzada. Conforme a médica, carnes, peixes e aves podem conter microrganismos perigosos facilmente transferidos para outros alimentos.

A nutróloga ainda enfatiza que, principalmente no verão, as pessoas precisam aumentar a ingestão de líquidos. A regra vale não somente para quando se percebe a sede, pois, segundo Cristiane, ela é a manifestação do corpo avisando que já está desidratado. “Água de coco é uma ótima pedida. Sucos também são hidratantes, refrescantes e fontes de vitaminas e minerais. Opte sempre pelos menos calóricos e evite adoçar com açúcar”, sugere.

Outra indicação da médica diz respeito à quantidade de alimento consumido. Conforme a especialista, as refeições devem ser fracionadas em pequenas porções. Comidas leves, como frutas, verduras, folhas verdes, legumes, carnes magras e pães integrais, são as mais indicadas. Para sobremesas, prefira sempre aquelas feitas com frutas, açaí ou água de coco.

 

Dicas saudáveis para o verão

- Hidrate-se;

- Consuma apenas sucos naturais de frutas se forem feito com água mineral;

- Evite frituras e alimentos empanados e gordurosos, como queijos amarelos, carnes gordas e molhos com maionese;

- Seja seletivo ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. É importante conhecer a procedência dos alimentos;

- Não consuma alimentos perecíveis expostos à temperatura ambiente;

 - Coma mais vezes, em menores quantidades;

- Prefira comidas leves e de digestão rápida;

- De preferência para molhos feitos com limão e azeite de oliva extravirgem;

- Alimentos que na preparação possuem leite, ovos e gordura exigem cuidados extras, pois se não estiverem bem acondicionados, o calor possibilitará a proliferação de bactérias que podem ocasionar intoxicação alimentar;

- Evite o consumo de alimentos vendidos por ambulantes. Normalmente, eles estão armazenados de forma inadequada, levando à contaminação por bactérias;

- Alimentos como pasteis, bolinhos de peixe e camarão empanado apresentam gordura, sal e carboidratos refinados que são prejudiciais à saúde;

- Faça lanches em casa;

- Armazene as frutas em recipientes que mantenham uma temperatura adequada.

- Biscoitos de polvilho são uma boa opção para os dias de praia. Se preferir comprar algo à beira-mar, escolha água de coco e picolés de frutas.

 

Sobre Cristiane Molon

Médica especializada em nutrologia, Cristiane Molon é formada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Possui, ainda, pós-graduação em Prática Ortomolecular e Saúde da Família, além de cursar especialização em Medicina do Esporte. É também proprietária de Vip Estética, clínica instalada em Jaraguá do Sul. Mais informações: www.cristianemolon.com.br ou www.facebook.com/CristianeMolon.


Voltar Topo