Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Nariz: estética e respiração correta devem estar alinhadas

Grande, pequeno, largo, estreito, levemente torto. Não há no mundo duas pessoas com nariz igual, mas, independente do formato, é fato que ele assume o posto de elemento-chave na estética facial do ser humano. Por isso mesmo, também costuma ser responsável por grande parte das reclamações relacionadas com a aparência. E, com essa insatisfação, vem também a baixa autoestima, o isolamento e, em casos específicos, até a depressão.


12/02/2015 16:03:40


Nariz: estética e respiração correta devem estar alinhadas

De acordo com o otorrinolaringologista Marcio Freitas, o descontentamento com o que se vê ao olhar no espelho pode prejudicar bastante o convívio social levando a dificuldades de relacionamento. Em contrapartida, quando o assunto é o nariz, além na parte estética, essas imperfeições ainda podem esconder problemas a mais, como o desvio do septo nasal.

Tudo isso explica a crescente procura por cirurgias como a rinoplastia. “Ela corrige alterações estéticas e, normalmente, é realizada junto com a septoplastia, que melhora situações de obstrução nasal”, explica. O procedimento é indicado para pessoas a partir dos 15 anos de idade, ou seja, após o término da fase de crescimento, e bastante frequente entre adultos e até idosos. “O otorrino irá trabalhar o aspecto visual juntamente com as alterações funcionais do nariz, pois não adianta a pessoa ter um nariz bonito e não conseguir respirar corretamente”, completa.  

Em geral, a rinoplastia necessita de anestesia geral, porém, o paciente sente pouca ou nenhuma dor. Durante o período pós-operatório, os incômodos podem ser amenizados com analgésicos. Segundo Freitas, atualmente, as técnicas cirúrgicas não são agressivas, o que deixa a recuperação quase indolor e rápida, levando apenas dois ou três dias para o retorno às atividades profissionais. “Para exercícios físicos leves, a indicação é de que se espere cerca de duas semanas”, esclarece. Durante o processo de cicatrização, o nariz fica protegido por um gesso. Este é removido após sete dias e não exige curativos adicionais.

Conforme o médico, a septoplastia serve para resolver queixas de nariz entupido, sinusites de repetição, dores de cabeça e dificuldades para sentir cheiros ou sabores. Para isso, cabe ao profissional corrigir possíveis desvios do septo nasal, parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra. Respiração pela boca, dificuldade para dormir, apneia do sono, roncos, cansaço, dores de cabeça e na face são outros sintomas que podem estar associados ao problema.

  

Sobre Marcio Freitas

Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo.​ O médico atua em Jaraguá do Sul há 13 anos e integra o corpo clínico dos hospitais São José e Jaraguá. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Ele atende na Clínica Dr. Marcio Freitas, na Rua Donaldo Gehring, 106, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.


Voltar Topo