Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Chegada do outono estimula ocorrência de crises de sinusite

Uma dor de cabeça tão forte e latente que parece incapacitar para qualquer atividade. E, se já não bastasse, ela ainda vem acompanhada de secreção nasal e episódios de febre. A sinusite é realmente uma doença bastante incômoda e que somente os pacientes acometidos por ela conseguem compreender tamanho mal estar.


14/03/2015 11:00:41


Chegada do outono estimula ocorrência de crises de sinusite

Com a chegada do outono, os sintomas costumam de intensificar. Portanto, é preciso ficar atento aos primeiros sinais de crises agudas ou crônicas. De acordo com o médico otorrinolaringologista Marcio Freitas, fatores externos podem aumentar a incidência da doença. Na lista, estão mudanças frequentes de temperatura, poluição ambiental, cigarro, pólen e poeira doméstica.

Segundo Freitas, a sinusite é caracterizada por um processo inflamatório que ocorre no nariz e nos seios da face. Quando é do tipo aguda, ela desencadeia sintomas como fortes dores de cabeça, febre, secreção nasal amarelada ou esverdeada e tosse por cerca de 30 dias. Já quando se torna crônica, a doença provoca mal estar por até três meses.

O tratamento requer medicação prescrita por especialista. “Normalmente, indicamos antibiótico e corticoide”, explica o médico. Na sinusite crônica, porém, quando os remédios não geram o efeito esperado, pode ser necessário resolver a patologia por meio de uma cirurgia chamada de sinusectomia endoscópica.

Conforme o otorrinolaringologista, além de motivações externas, a doença também é provocada por outras situações, como a obstrução no fluxo adequado do ar no nariz. Quem sofre de alguma imunodeficiência ou apresenta enfermidades que afetam o movimento dos cílios da mucosa nasal também tem sinusite com mais frequência.  Por isso, é indicado consultar um médico para avaliação e tratamento correto.

 

Sobre Marcio Freitas

Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo.​ O médico atua em Jaraguá do Sul há 13 anos e integra o corpo clínico dos hospitais São José e Jaraguá. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Ele atende na Clínica Dr. Marcio Freitas, na Rua Donaldo Gehring, 106, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook. 


Voltar Topo