Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Angela Pinotti lança livro sobre a mãe acometida por Alzheimer

Acompanhar a evolução de uma doença que acomete algum familiar ou amigo é sempre uma situação triste e repleta de incertezas. Durante o processo, emoções como indignação, medo, compaixão, dor e esperança são mescladas ao dia a dia. Aos poucos, a realidade vivenciada sofre mudanças significativas e, na maioria das vezes, inesquecíveis.


26/08/2015 16:46:29


Angela Pinotti lança livro sobre a mãe acometida por Alzheimer

Foi em meio a esse turbilhão de sensações que Angela Pinotti decidiu transcrever a história da própria mãe. Nas páginas do livro ‘Helena – Amor além do Alzheimer’, a autora relembra detalhes de uma trajetória marcada pela aparição da doença, ainda incurável e responsável por modificar, de maneira cruel, a vida de milhões de pessoas mundo afora.

Segundo Angela, a ideia de publicar a narrativa surgiu por causa da dificuldade de encontrar conteúdo pragmático sobre as consequências do Alzheimer no cotidiano de pacientes e familiares. “A bibliografia existente sobre o tema não contemplava a dimensão real da mudança psicológica, física e financeira que acontece quando a doença se instala”, explica.

Na tentativa de amenizar a dor do luto após o falecimento da mãe, em junho de 2013, a autora se debruçou sobre as lembranças.  “Quando se tem um ente portador da doença, toda família adoece, vive em sobressaltos pela característica dessa demência, que é progressiva”, comenta. Juntando detalhes, perspectivas e recordações, Angela fez um sensível recorte a respeito do Alzheimer e de como a enfermidade afeta a história de quem a acompanha de perto.

No livro, ela descreve a evolução da doença sob a ótica de uma filha que presenciou a perda gradativa da mãe. “Depois das alucinações, na fase moderada, o momento mais difícil foi vê-la escapulindo do nosso mundo, sem pensar, sem vontade de comer, de agir, simplesmente, olhando para o nada”, lembra.

Caracterizado pela demência progressiva, o Alzheimer ainda é incurável e pouco se sabe sobre suas causas. De acordo com especialistas, cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma relacionado. Após o diagnóstico, o tempo médio de sobrevida varia de oito a dez anos.

Hoje, conhecendo a enfermidade em detalhes, Angela busca alertar os leitores. “Meu conceito mudou. Agora, sei que não existe esperança. Você vê aquela história de vida sendo apagada, uma sensação de impotência diante de tanta modernidade”, afirma. Em contrapartida, ela comenta que o aceleramento das pesquisas a respeito do Alzheimer oferece a possibilidade de, no futuro, familiares de pacientes terem uma visão diferente e talvez mais animadora.

O livro ‘Helena – Amor além do Alzheimer’, publicado pela Design Editora, será lançado no próximo dia 15 de setembro, terça-feira, às 19 horas, no Teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis. O evento tem o apoio da FCC Fundação Catarinense de Cultura. Interessados podem adquiri-lo antecipadamente pelo e-mailangelapinotti@hotmail.com ao preço de R$ 30.

 

SERVIÇO

O que: lançamento do livro ‘Helena – Amor além do Alzheimer’, de Angela Pinotti

Quando: 15 de setembro, terça-feira

Horário: às 19h

Onde: Teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis

Acesso: livre e gratuito

Informações: angelapinotti@hotmail.com

 

Sobre Angela Pinotti

Autora do livro ‘Helena – Amor além do Alzheimer’, Angela Pinotti é catarinense, natural da cidade de Itajaí, e mestre em Ciências da Linguagem. Em sua trajetória como escritora, também já lançou os livros ‘Um olhar sobre a comunicação rural’ e ‘A importância do vídeo na aprendizagem: a experiência da extensão rural catarinense’. 


Voltar Topo