Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Escritor Carlos Henrique Schroeder lança ‘História da chuva’

As fortes chuvas que castigaram Santa Catarina no ano de 2008 deixaram marcas profundas. O cenário de muitas cidades foi modificado, assim como a vida de milhares de pessoas, que, apesar do tempo, não se esquecem das enchentes, dos prejuízos e das vidas perdidas durante aqueles meses.


29/09/2015 10:03:30


Escritor Carlos Henrique Schroeder lança ‘História da chuva’

O balanço final do desastre contabilizou cerca de 60 cidades e mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas, além de 135 mortes diretamente ligadas às inundações e deslizamentos de terras que tomaram conta do Estado. Nenhum catarinense ultrapassou imune tais situações. E, com a sensibilidade e a criatividade afiadas, o escritor Carlos Henrique Schroeder mergulhou nessa passagem recente da história de Santa Catarina para ambientar seu novo livro.

Em ‘História da chuva’, o premiado autor apresenta os personagens Arthur e Lauro. Amigos, parceiros profissionais e diretores de um grupo de teatro de animação, eles vivenciam os dramas das enchentes, que acabam vitimando o primeiro. Assim, o romance começa relatando as incertezas de Lauro. Recém-divorciado e atordoado pela ausência do amigo, ele procura um sentido para a existência das próprias memórias.

A obra é narrada por um alter ego do autor, que procura, ao tentar criar um perfil de Arthur, descobrir o quanto o teatro e a arte ainda fazem sentido para sua existência. O livro funciona como um falso documentário, que parte de elementos reais e ficcionais para provar que não há limites entre o palco e o mundo.

Segundo Schroeder, ‘História da chuva’ é um livro que carrega muito dele mesmo. “Foi difícil escrevê-lo, por vários motivos, eu lembro bem daqueles meses em que a chuva não cessava, quando havia água por todos os lados”, destaca.

Pautado pelos fracassos pessoais dos personagens e do próprio narrador, Carlos, o escritor leva os leitores à reflexão e à releitura dos fracassos possíveis. “Essa é a história que interessa, a dos fracassos, pois a trajetória da vitória é geralmente única e sempre tem alguém para contar, mas a dos fracassos, não”, complementa.

‘História da chuva’ foi premiado com a Bolsa de Criação Literária do Programa Petrobras Cultural 2012. A obra leva o selo da editora Record e terá lançamentos em diversas cidades do Estado, além de importantes capitais. O primeiro evento ocorre na sexta-feira, 2 de outubro, às 19h, na Livraria Saraiva do Beiramar Shopping, em Florianópolis. Depois, o escritor segue para a Grafipel, em Jaraguá do Sul, no dia 3, e em 7 de outubro, ele conversa com os leitores na Livraria da Travessa Botafogo, no Rio de Janeiro. Finalizando a agenda, o autor ainda desembarca na Livraria Arte & Letra, em Curitiba, no dia 17, e na Livraria Scriptum, em Belo Horizonte, no dia 31.

 

Sobre Carlos Henrique Schroeder

Escritor, editor e idealizador de diversos eventos literários, incluindo a Feira do Livro de Livro de Jaraguá do Sul, Carlos Henrique Schroeder estreou na literatura em 1998 com a novela "O publicitário do diabo" (Manjar de Letras). Desde então, lançou quase uma dezena de livros, com destaque para os romances "A rosa verde" (Editora da UFSC, 2005), "Ensaio do Vazio" (7 Letras, 2006), para a coletânea de contos "As certezas e as palavras" (Editora da Casa, 2010) e o romance "As fantasias eletivas" (Record, 2014) . Em 2010, recebeu o Prêmio Clarice Lispector de Literatura como melhor livro de contos do ano por "As certezas e as palavras", e, em 2015, o prêmio de melhor romance de 2014 pela Academia Catarinense de Letras por "As fantasias eletivas". 


Voltar Topo