Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais frequentes no Brasil

Sentir-se bem com o próprio corpo é requisito básico para ter uma vida mais feliz. Por isso, a preocupação com a estética faz parte da vida da maioria das pessoas e, atualmente, existem infinitos recursos para melhorá-la.


06/10/2015 10:04:49


Abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais frequentes no Brasil

Considerada uma das cirurgias plásticas mais frequentes no Brasil, a abdominoplastia foi, no ano passado, a opção escolhida por mais de 120 mil pessoas para voltar a sentir satisfação ao olhar no espelho. Caracterizado pela retirada de excesso de gordura no abdômen, o procedimento costuma ser muito utilizado por mulheres após a gravidez, bem como pacientes que perderam grande quantidade de peso.

Conforme o cirurgião plástico Josinaldo Martins, a abdominoplastia restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Assim, também é indicada para casos de envelhecimento, hereditariedade e cirurgia prévia. “É um procedimento altamente individualizado e só deve ser feito para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal”, enfatiza o médico.

O especialista explica também que podem se submeter à cirurgia apenas pessoas em boa saúde. “Em geral, com raras exceções, a cirurgia não está indicada para quem possui obesidade”, ressalta.

Após a abdominoplastia, o paciente tem uma recuperação relativamente rápida. De acordo com Martins, pode-se retornar ao trabalho entre duas e quatro semanas e, depois da reavaliação, costuma-se voltar a atividades mais intensas entre quatro a seis semanas. Já as cicatrizes suavizam e se tornam mais planas de três meses a um ano após a cirurgia.

 

Cirurgias plásticas

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) constatou que, em 2014, foram realizados mais de 20 milhões de procedimentos cirúrgicos e estéticos em todo o mundo. No Brasil, esse número chegou a dois milhões, sendo 1.343.293 de cirurgias plásticas e 715.212 de procedimentos estéticos, o que colocou o país na segunda posição no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre as intervenções mais realizadas no Brasil estavam a lipoaspiração (217. 606), aumento de mama por prótese de silicone (185.042), blefaroplastia (161.235), abdominoplastia (121.884) e enxerto de gordura (112.306).

  

Sobre Josinaldo Martins

É médico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário da UFSC e Especialista em Cirurgia Plástica pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM-SP). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também da European College of Aesthetic Medicine & Surgery e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Atualmente, possui clínica em Jaraguá do Sul. 


Voltar Topo