07/05/2014 11:26:16
Décadas atrás, bastava vender. As ofertas eram escassas, a concorrência quase nula. Hoje, muito mais importante do que apenas vender é conquistar. E, isso significa estar próximo do cliente, interessado em conquistar a confiança, a admiração, o desejo e o respeito dele.
Por isso, a comunicação ocupa lugar de destaque na atualidade, afinal, é através dela que as corporações alcançam seus públicos, podendo, dessa maneira, firmar e estreitar relacionamentos. Ao ultrapassar a linha que separa o ato de simplesmente consumir algum produto ou serviço da conquista de parceiros comprometidos, as marcas estabelecem vínculos alicerçados na troca e no respeito.
Assim, não é possível simplesmente excluí-la do planejamento estratégico que dita cada uma das ações da empresa. A comunicação é parte imprescindível e possui um grande leque de ferramentas que podem ser acrescidas ao dia a dia das corporações no intuito de firmar relacionamentos com seus clientes. Cabe a ela levar aos consumidores informações não visíveis nas embalagens dos produtos ou cartazes de serviços, mas inseparáveis ao DNA das marcas.
*Kelly Erdmann é jornalista com pós-graduação na área de Gestão em Comunicação Empresarial e sócia da Entrelinhas Assessoria em Comunicação, agência pioneira na oferta de serviços de Assessoria de Imprensa na região de Jaraguá do Sul/SC.