Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


ARTIGO - Comunique-se!

*Por Kelly Erdmann


07/05/2014 11:26:16


ARTIGO - Comunique-se!

Décadas atrás, bastava vender. As ofertas eram escassas, a concorrência quase nula. Hoje, muito mais importante do que apenas vender é conquistar. E, isso significa estar próximo do cliente, interessado em conquistar a confiança, a admiração, o desejo e o respeito dele. 

Por isso, a comunicação ocupa lugar de destaque na atualidade, afinal, é através dela que as corporações alcançam seus públicos, podendo, dessa maneira, firmar e estreitar relacionamentos. Ao ultrapassar a linha que separa o ato de simplesmente consumir algum produto ou serviço da conquista de parceiros comprometidos, as marcas estabelecem vínculos alicerçados na troca e no respeito.

No entanto, apesar de muito utilizadas pelas grandes corporações, as ferramentas da comunicação ainda são pouco exploradas pela maioria dos micro e pequenos empresários, assim como pelos profissionais liberais brasileiros. Os motivos são diversos. Grande parte deles não percebe que a comunicação independe do segmento do negócio e está inserida na maioria dos processos, da fachada da loja à página do Facebook, do modo como um funcionário atende ao telefone ao anúncio do jornal.

 Assim, não é possível simplesmente excluí-la do planejamento estratégico que dita cada uma das ações da empresa. A comunicação é parte imprescindível e possui um grande leque de ferramentas que podem ser acrescidas ao dia a dia das corporações no intuito de firmar relacionamentos com seus clientes. Cabe a ela levar aos consumidores informações não visíveis nas embalagens dos produtos ou cartazes de serviços, mas inseparáveis ao DNA das marcas.

Engana-se o empresário que acredita não precisar da comunicação. Do contrário, as maiores e mais adoradas corporações do mundo não a teriam como aliada essencial. Percebidas as devidas diferenças entre ambas, é possível, sim, adequar as ferramentas da comunicação às micro e pequenas empresas. As organizações que decidem investir suas expectativas e recursos de maneira diferenciada e ajustada às próprias necessidades conquistam seus clientes e, consequentemente, também resultados satisfatórios. Nesta lista, estão itens como conhecimento, respeito e credibilidade.
Portanto, empresário, comunique-se! Se você não o fizer, com certeza, seu concorrente o fará.
 

 *Kelly Erdmann é jornalista com pós-graduação na área de Gestão em Comunicação Empresarial e sócia da Entrelinhas Assessoria em Comunicação, agência pioneira na oferta de serviços de Assessoria de Imprensa na região de Jaraguá do Sul/SC. 


Voltar Topo