Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Cirurgia da moda, Bichectomia exige cuidados

Em alta entre as celebridades, a chamada Bichectomia, que afina o rosto a partir da retirada de gordura das bochechas, exige cuidados. O tema ganhou nova repercussão após a cantora Ludmilla aparecer em público com parte da face paralisada devido ao procedimento.


30/09/2016 15:05:15


Cirurgia da moda, Bichectomia exige cuidados

Polêmica, a cirurgia divide opiniões. Conforme o cirurgião plástico Josinaldo Martins, a questão já começa no nome. “Há o consenso entre os cirurgiões plásticos de que a nomenclatura adequada é Bichatectomia”, explica. Além disso, ele ressalta que a indicação do procedimento é bastante restrita e não cabe a todas as pessoas. 

Segundo Martins, apenas pacientes com a bola gordurosa de Bichat excessivamente aumentada deveriam se submeter à cirurgia. “O problema é que ela caiu na moda e está sendo realizada, em sua maioria, em quem não precisa”, alerta. Um critério importante a ser levado em consideração, por exemplo, é a diminuição natural da gordura na face a partir dos 25 e 30 anos. Assim, a retirada excessiva ou em pessoas com pouca gordura no local pode acarretar esqueletização do rosto, gerando, então, efeito contrário ao desejado. 

Outro alerta feito pelo cirurgião plástico é quanto aos riscos do procedimento. “Um deles ocorreu recentemente com a cantora Ludmilla, na qual houve algum dano ao nervo facial, gerando paralisia da musculatura da face”, exemplifica. Por isso, Martins enfatiza que é necessário ter confiança no profissional escolhido. “Nenhum procedimento é isento de risco. No entanto, quando realizado por cirurgião bem capacitado eles são reduzidos”, complementa. 

 

Sobre Josinaldo Martins

É médico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário da UFSC e Especialista em Cirurgia Plástica pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM-SP). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também da European College of Aesthetic Medicine & Surgery e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Atualmente, possui clínica em Jaraguá do Sul. 


Voltar Topo