Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Vale dos Encantos reúne representantes do cicloturismo para avaliar criação de

As belezas naturais de Jaraguá do Sul têm potencial turístico não apenas para visitação, mas também para serem exploradas através dos esportes de aventura.


23/11/2016 15:31:22


 Vale dos Encantos reúne representantes do cicloturismo para avaliar criação de

Referência quando o assunto é paraglider, a cidade também caminha para ser reconhecida pelos atrativos relacionados ao cicloturismo.

 

Nesta semana, o município deu o pontapé inicial para a possível criação de uma rota específica para os amantes da prática de mountain bike. Com articulação do Vale dos Encantos Convention e Visitors Bureau, está acontecendo um pré-levantamento de roteiros com a participação de representantes locais e também do Clube do Cicloturismo do Brasil. 

 

De acordo com a presidente do CVB, Edilma Lemanhê, o grupo faz uma análise de viabilidade levando em conta quais os melhores roteiros abrangendo geografia, acessibilidade, atrações turísticas e segurança. “Sei do nosso potencial. A Prefeitura tinha alguns estudos nesse sentido, assim como os grupos e apaixonados por bike já se reuniram para discutir o tema. Mas, não havia ainda uma integração para pensarmos juntos na rota”, explica. 

 

Conforme Rodrigo Pelles, diretor do Clube do Cicloturismo do Brasil, nas primeiras etapas da visita foi possível perceber que o Vale dos Encantos possui trajetos com elevações e de dificuldade. “Seriam para um ciclista com preparo físico”, destaca. No Estado, existem outras rotas neste perfil, porém, em formato de circuito. “Em Jaraguá do Sul a ideia é dividir em pétalas, com o praticante retornando no fim do dia para pernoitar na cidade”, complementa. 

 

A presidente do CVB ainda explica que a partir da visita dos especialistas será possível saber quantos roteiros podem ser criados e o orçamento para a implantação da iniciativa. “Temos potencial, mas o que Jaraguá do Sul fará com esse potencial não depende somente do Convention, pois vamos precisar de parceiros para tornar o orçamento viável”, ressalta. 

 

Além disso, a comunidade local também precisará apoiar a ideia. “É um trabalho realizado ao longo dos anos. Uma nova fonte de recursos proveniente do turismo sustentável, mas que exige o envolvimento das pessoas para perdurar”, finaliza. 

 

Segundo Pelles, Santa Catarina é, atualmente, o Estado com mais representatividade no cicloturismo. “Foi o primeiro a estabelecer rotas planejadas sendo a maior referência nacional no assunto”, enfatiza. 

 

A visita de análise do potencial jaraguaense para o cicloturismo segue até esta quinta-feira, 24, e tem parceria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fundação Municipal de Esportes e Turismo e Hotel Itajara. O grupo já percorreu diversas regiões da cidade e finaliza a verificação subindo o Morro das Antenas. 

 

 

Sobre o Vale dos Encantos Convention e Visitors Bureau

Fundado em novembro de 2002, o Vale dos Encantos e Visitors Bureau é um instituto sem fins lucrativos. A entidade tem como objetivo fortalecer e promover o destino turístico do Vale do Rio Itapocu e aumentar o fluxo de visitantes e seu tempo de estadia na região Norte/Nordeste de Santa Catarina. Para isso, é presença constante em feiras e exposições do setor. O CVB ainda atua fortemente na captação de eventos dos mais variados segmentos no intuito de movimentar a economia regional. Para saber mais, acesse www.valedosencantos.com.br ou www.facebook.com/valedosencantos. O instituto também está no Instagram.

 

 

 Fonte: Ariane Raizer, executiva do CBV - (47) 3273-1002 / 99103-9884
 

 

Foto: divulgação CVB​

Voltar Topo