Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Microchipagem de cães e gatos é obrigatória em Jaraguá do Sul

Ela garante que os animais levem consigo informações essenciais para que os tutores sejam encontrados e acionados em casos de fugas ou abandono


19/06/2017 17:01:39


Microchipagem de cães e gatos é obrigatória em Jaraguá do Sul

Quando um companheiro de quatro patas desaparece, o desespero toma conta e cabe aos tutores tentar acha-lo das maneiras mais diversas possíveis. Mas, essas histórias nem sempre acabam com um final feliz. Muitos são os cães e gatos que acabam não retornando ao lar permanecem perdidos perambulando pela cidade, à mercê da fome, do frio e de maus-tratos.

 

Por outro lado, também são inúmeros os donos que abandonam os animais nas ruas sem nem se preocupar com a saúde e o bem-estar deles. Com a atitude, considerada sinônimo de irresponsabilidade, ocorre uma superpopulação, que ainda pode levar a problemas relacionados ao setor de zoonoses.

 

Por tudo isso, em Jaraguá do Sul, a microchipagem virou lei municipal. Ela garante que os animais levem consigo informações essenciais para que os tutores sejam encontrados e acionados em casos de fugas ou abandono. “Não há rastreamento por satélite, mas, obrigatoriamente eles serão identificados quando levados a um veterinário e este consultar o microchip. A iniciativa é um grande avanço”, explica a veterinária Daniela Brecht.

 

Além de facilitar o encontro de cachorros e gatos perdidos, a microchipagem também serve como meio de responsabilizar tutores irresponsáveis ou que colocam os bichos em situações de maus tratos. “A preocupação do poder público é sobre a responsabilidade do ser humano, que, na atualidade, é quase inexistente. A obrigatoriedade faz com que as pessoas assumam total responsabilidade sobre um animal de estimação”, complementa a gerente Marciele Piccoli.

 

Para incentivar a adequação à nova legislação, que já está em vigor, o Hospital Veterinário Amizade deu início a uma campanha voltada à popularização da microchipagem. “A nossa meta é atender 500 animais e, por isso, vamos oferecer o procedimento praticamente pelo preço de custo”, enfatiza Marciele. Durante o mês de junho, a chipagem terá valor de R$ 50. Em geral, ela é realizada por até R$ 120.

 

Inofensiva

A microchipagem é feita por veterinários e se assemelha ao procedimento de vacinas e medicamentos injetáveis. Dessa forma, a grande maioria dos cães e gatos não apresenta qualquer desconforto no momento da colocação. O material usado é esterilizado e encapsulado e não exige manutenção.

                                                                                             

 

Sobre o Hospital Veterinário Amizade 

O Hospital Veterinário Amizade foi inaugurado em 2015 e conta com uma equipe multidisciplinar para atender desde cães e gatos até animais exóticos. Ele é pioneiro na microrregião de Jaraguá do Sul em oferecer serviços como a vacina ProHeart e ter profissionais especializados em áreas como anestesia, dermatologia, oftalmologia e ortopedia. O hospital funciona na Rua Roberto Ziemann, 2181, no Bairro Amizade. Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais da marca.

 

Foto: divulgação Hospital Veterinário Amizade


Voltar Topo