05/06/2014 10:07:51
Durante a cerimônia de abertura do evento, que ocorreu às 9h desta quinta – feira, 5, no Grande Teatro da Scar, o idealizador e coordenador geral da feira, Carlos Henrique Schroeder, agradeceu os parceiros da iniciativa. “A Feira do Livro é hoje referência no Estado e no Brasil. Devemos isso a todas as instituições apoiadoras, patrocinadores, a equipe que trabalha nos bastidores e, também, a nossa cidade, que acolheu este projeto”, destacou.
Schroeder aproveitou a oportunidade para anunciar novidades para a edição de 2015. “Para o ano que vem, queremos promover a internacionalização da feira. A ideia é trazer autores de outros países, que falem outros idiomas e promovam este intercâmbio de ideias”, revelou. Participaram ainda do ato de abertura representantes das instituições parceiras, autoridades, imprensa e convidados.
Durante os próximos dias, a feira deve receber cerca de 80 mil visitantes. Para eles, além dos bate-papos com os artistas convidados, a Feira do Livro também reserva milhares de títulos distribuídos em 33 estandes.
Vale ressaltar que todas as atividades estarão concentradas no Galpão da Leitura, no estacionamento do Centro Cultural, e nos teatros e salas da Scar. O acesso é livre e gratuito, inclusive para as palestras, e a programação completa pode ser consultada no site www.feiradolivro.org.
A Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, Design Editora, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, Sesc e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul/GERED, com patrocínio WEG e Zanotti e apoio da Unimed, Scar, O Correio do Povo, Jaraguá do Sul Park Shopping e Ateliê di Trude.
Paulo Freire encanta plateia com espetáculo “Medo pequeno”
O primeiro artista a subir ao palco da Scar, nesta oitava edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, foi o contador de histórias, violeiro e escritor, Paulo Freire. Ele arrancou gargalhadas da plateia, formada em sua maioria por estudantes e crianças, com o espetáculo “Medo pequeno”. Durante a apresentação, Freire tratou dos medos que povoam o imaginário infantil. Acompanhado pela viola, contou e cantou histórias de assombrações, pescarias e da mitologia brasileira.
Sobre a Feira do Livro
Considerado o maior evento literário da região, a Feira do Livro de Jaraguá do Sul chega à oitava edição tendo transformado a história cultural da cidade. Graças à iniciativa, o município já recebeu a visita de diversos convidados ilustres, como Luis Fernando Verissimo, Fanny Abramovich, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo e Cristovão Tezza. A lista de autores conta, ainda, com Mauricio de Sousa, Laurentino Gomes, Moacyr Scliar, Humberto Gessinger, Ricardo Corona, Angela Lago, Eliana Martins, Marcia Tiburi, Adriana Calcanhoto, Daniel Munduruku, César Obeid, Rubens Figueiredo e Zeca Baleiro.
PROGRAMAÇÃO CONFIRMADA
Dia 5 de junho, às 14h e 15h
Espetáculo “Medo pequeno”, com Paulo Freire
Dia 5 , às 19h30
Literatura, rock e bullying: bate-papo com Michel Laub
Dia 6, às 9h, 10h, 14h e 15h
Espetáculo “Medo pequeno”, com Paulo Freire
Dia 6, às 19h30
É Legião! Bate-papo com Dado Villa-Lobos
Dia 7, às 19h
Espetáculo “Gaiola de moscas”, do Grupo Peleja, de Recife/PE, pelo Palco Giratório Sesc
Dia 9 de junho, às 9h
‘De menina a mulher, de menino a homem’, com Drica Pinotti e Carlos Fialho
Dia 9, às 19h30
‘Não basta ser playboy. Tem que ser dj!’, com Carlos Fialho
Dia 10, às 9h
‘Amigas imperfeitas, amigos imperfeitos’, com Leila Rego e Carlos Fialho
Dia 10, às 19h30
Show com Luiz Felipe Leprevost
Exibição do documentário “Criação e autoconhecimento: maturidade”, de Carlos Felipe Urquizar Rojas, e bate-papo com o diretor do filme
Dia 11, às 14h30
Bate-papo com Patrícia Barboza
SERVIÇO
O que: 8ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul
Quando: de 5 a 15 de junho
Onde: Centro Cultural Scar - Rua Jorge Czerniewicz, 160 – Bairro Czerniewicz
Quanto: gratuito
Informações: www.feiradolivro.org