Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


SC concentra 20% das startups brasileiras

Santa Catarina já é referência quando o assunto é empreendedorismo, com grandes empresas de renome nacional e, até mesmo, internacional.Mas, um novo título vem sendo remetido ao Estado: os catarinenses também são destaque no segmento da tecnologia e da inovação.


06/11/2017 10:05:29


SC concentra 20% das startups brasileiras

Dados divulgados, recentemente, pela Associação Brasileira de Startups reiteram esse atributo. Os números mostram que Santa Catarina tem a maior proporção de startups por habitantes do país. Segundo a entidade, o Estado tem uma empresa deste tipo para cada 40 mil habitantes. Isso significa que o SC concentra 20% das startups brasileiras, atrás apenas de São Paulo, que tem 28,5%. A pesquisa ouviu 862 companhias. Entre as dez cidades com maior concentração de startups, o estudo aponta Florianópolis, Joinville e Blumenau.

 

O município de Jaraguá do Sul também vem puxando positivamente esses números. Ele abriga a primeira aceleradora de startups do Norte Catarinense. A Spin iniciou as atividades no mês passado e, neste primeiro ciclo, atende seis startups catarinenses com suporte em estrutura, plano de negócios, coaching, mentoria e outras ações. “São duas empresas de Joinville, uma de Florianópolis e três de Jaraguá do Sul. Aqui, elas têm espaço para tentar, criar, errar e inovar. Nós discutimos estratégias, modelos de negócios e a monetização dessas ideias. Nosso foco é que elas saiam daqui prontas para o mercado”, comenta o CEO da Spin, Benyamin Fard.

 

Outro papel importante da aceleradora é o de aproximar esses empreendedores dos cobiçados investidores. “Os empresários da região já estão com os seus radares ligados e olhando para essas startups”, enfatiza.

 

Os negócios que estão passando pelo ciclo de aceleração são de segmentos diversificados, que vão de educação à tecnologia. A Spin oferece aos empreendedores escolhidos uma metodologia inspirada em grandes corporações do Vale do Silício, polo da inovação dos Estados Unidos. “A Spin nasceu com um plano de expansão que também deve contemplar as cidades de Joinville e Blumenau”, afirma.

 

As startups

BOM: plataforma de microfinanças que conecta microempreendimentos ao mundo dos grandes negócios.

OMUNGA: grife social que trabalha por um mundo melhor por meio da educação.

DYNAMIQUE: plataforma web e mobile que tem o propósito de preservar um dos bens mais preciosos das empresas: o conhecimento corporativo.

AQUACONTROL: internet dos peixes, com sistema de controle e monitoramento da produção de peixes e camarões em cativeiro.

GOLDCAST: plataforma de contratação de modelos e atores.

BEE2SHARE: plataforma que viabiliza a geração de novos negócios através do compartilhamento de máquinas e equipamentos industriais.

 

 

Sobre a Spin

Com o propósito de conectar a inovação de Santa Catarina com o mundo, a Spin Exponential Business está instalada em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. A empresa tem como objetivo acelerar startups, colocando frente a frente projetos inovadores, grandes empresas e investidores interessados em transformá-los em negócios promissores. Para saber mais sobre a Spin, basta acessar o site www.spin.capital. A aceleradora também está nas redes sociais.

  

Foto: WeArt



Voltar Topo