Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Cirurgia plástica no nariz também ajuda a respirar melhor

Atire a primeira pedra quem nunca desejou mudar algo no corpo. Cada vez mais as pessoas recorrem às cirurgias com o objetivo estético.


27/03/2018 12:25:07


Cirurgia plástica no nariz também ajuda a respirar melhor

Entre as intervenções, a rinoplastia (operação para corrigir imperfeições no nariz) ocupa o terceiro lugar no ranking das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. Porém, boa parte das pessoas acredita que o procedimento seja meramente estético. E o mito de que o paciente “escolhe o nariz perfeito” é largamente difundido.

O otorrinolaringologia e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, Marcio Freitas, comenta que, hoje em dia, os pacientes que operam o nariz dificilmente se submetam ao procedimento somente pela questão estética. “A rinoplastia nada mais é do que uma cirurgia estética aliada a um tratamento funcional”, esclarece. A intervenção é comumente indicada a pacientes com queixas relativas ao nariz, como, por exemplo, desvio de septo e problemas de adenoide. “O mais comum no consultório é a realização da septoplastia (correção de desvio de septo) associada com a rinoplastia. Caso não tenha um problema funcional, aí, sim, é apenas estética”, diz.

Há também os casos de reconstrução, quando o paciente sofreu algum tipo de acidente, malformações genéticas, remoção de tumores ou, até mesmo, uma correção estética para procedimento que foi mal executado ou não teve o resultado esperado. Segundo o médico, as indicações de cirurgia para quem já se submeteu à rinoplastia são para aqueles que apresentam dificuldade na respiração ou alterações estéticas nasais, como nariz torto.

Sobre a recuperação pós-cirúrgica, o especialista explica que a diferença já pode ser notada no primeiro mês. Porém, o resultado final é percebido entre três a seis meses após a cirurgia. “A rinoplastia é o procedimento cirúrgico que mais demanda paciência. Geralmente, os resultados aparecem mesmo no terceiro mês e se modificam em até um ano ou mais”, esclarece.


Sobre Marcio Freitas
Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.


Voltar Topo