Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Feira do Livro recebe a escritora carioca Patrícia Barboza

A quarta-feira foi movimentada na Feira do Livro de Jaraguá do Sul. Durante todo o dia, milhares de crianças e adolescentes percorreram os estandes e participaram das sessões de contação de histórias promovidas pelo evento. À tarde, além dessas atrações, o público também pode conversar com a escritora carioca Patrícia Barboza.


11/06/2014 16:05:09


Feira do Livro recebe a escritora carioca Patrícia Barboza

O bate-papo fez a alegria dos jovens. Conhecida nacionalmente por sua série ‘As mais’, tida como um dos grandes sucessos editoriais dos últimos anos, ela conquistou a simpatia imediata da plateia ao destacar seu envolvimento com a temática infantojuvenil. “Defendo os adolescentes o tempo inteiro”, comentou.

No encontro, a autora também contou que o incentivo para se apaixonar pela literatura veio da própria mãe. “Ela era uma grande leitora”, complementa. Entre as principais predileções da infância estão as obras de Mauricio de Sousa e Monteiro Lobato. “Tenho duas referências fortes de personagens femininos, que são a Emília e a Monica. Eu me tornei leitora por causa dos gibis”, explicou.

Após o bate-papo, Patrícia Barboza ainda atendeu os fãs em sua sessão de autógrafos no Galpão da Leitura. A Feira do Livro de Jaraguá do Sul segue até o próximo domingo, 15. O acesso às palestras e aos estandes é livre e gratuito. A programação completa pode ser consultada no site www.feiradolivro.org.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Design Editora, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, Sesc e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul/GERED, com patrocínio WEG e Zanotti e apoio da Unimed, Scar, O Correio do Povo, Jaraguá do Sul Park Shopping, Scar e Ateliê di Trude.

 

Sobre a Feira do Livro

Considerado o maior evento literário da região, a Feira do Livro de Jaraguá do Sul chega à oitava edição tendo transformado a história cultural da cidade. Graças à iniciativa, o município já recebeu a visita de diversos convidados ilustres, como Luis Fernando Verissimo, Fanny Abramovich, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo e Cristovão Tezza. A lista de autores conta, ainda, com Mauricio de Sousa, Laurentino Gomes, Moacyr Scliar, Humberto Gessinger, Ricardo Corona, Angela Lago, Eliana Martins, Marcia Tiburi, Adriana Calcanhoto, Daniel Munduruku, César Obeid, Rubens Figueiredo e Zeca Baleiro.

  

BATE-PAPO COM PATRÍCIA BARBOZA

 - Na Feira do Livro de Jaraguá do Sul, o tema do seu bate-papo com o público é “Princesa, eu? Não, leitora!”. O que ambas têm em comum?

Patrícia Barboza - Fazendo a conexão dos contos de fadas com  o prazer da leitura, o tema me faz lembrar a história da Bela e a Fera. Ela era apaixonada por livros. Era forte e determinada. Sua paixão pelos livros contagiou a fera. E, ao ler uma história, podemos ser assim. Um dia somos princesas, no outro, guerreiras, heroínas ou fadas. Não existem limites na literatura. Os livros nos transportam para mundos mágicos. Podemos ser quem quisermos. E podemos contagiar o outro com esse prazer incrível.

 - Você será a última convidada especial a conversar com o público da Feira do Livro nesta oitava edição. Quais são as suas expectativas?

Patrícia Barboza - Estou com as melhores expectativas! Será o meu primeiro evento, não só na cidade como no estado de Santa Catarina. Espero poder encerrar essa edição com um ótimo bate-papo com os leitores. Quero trocar ideias, falar sobre os livros e ter momentos muito divertidos.

- Você escreve para adolescentes. O que esta fase da vida tem de especial?

Patrícia Barboza - Começamos a ter um pouco mais de independência e a perceber o quanto a presença do outro é primordial. Surge o primeiro beijo, o coração bate acelerado, a vontade de fazer um grupo de amigos para o resto da vida. A menina começa a se perceber mulher e deseja encontrar o príncipe encantado. A primeira viagem sem os pais, as férias inesquecíveis na praia. Tudo parece muito intenso e urgente. Acredito ser uma das fases mais marcantes da nossa vida, com mil descobertas.

- Quais são as suas melhores lembranças da adolescência e de que maneira elas marcaram a sua vida?

Patrícia Barboza - Minha adolescência foi marcada por muita música. Ouvia as músicas do Michael Jackson sem parar. Sempre brinco que ele foi o meu primeiro professor de inglês. Fui a muitas festas, dancei muito, apesar de ser muito tímida quando o assunto era o menino mais bonito da classe. Adorava ir ao cinema, shopping e tomar sorvete com as melhores amigas. Fui uma adolescente tranquila, tirava boas notas, era responsável. Minhas personagens são bem mais aventureiras do que eu fui.

- O que este contato tão próximo com os adolescentes ensina a você?

Patrícia Barboza - Que sempre devemos manter a alma jovem. Ter alegria com as pequenas coisas, gostar de viajar, passear, rir com vontade, dançar, colocar o som no último volume. Nunca perder a capacidade de sonhar e, mais do que isso, buscar a realização desses sonhos.

 

SERVIÇO

O que: 8ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul

Quando: de 5 a 15 de junho

Onde: Centro Cultural Scar - Rua Jorge Czerniewicz, 160 – Bairro Czerniewicz

Quanto: gratuito

Informações: www.feiradolivro.org


Voltar Topo