Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


HPB afeta 80% dos homens acima de 50 anos

Uma doença que afeta 80% dos homens com mais de 50 anos e quase 14 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Uro­logia. Essa é a hiperplasia prostática benigna ou simplesmente HPB.


21/05/2018 14:38:50


HPB afeta 80% dos homens acima de 50 anos

 A alta incidência, segundo o médico urologista Lucas Galdino, está relacionada ao aumento da expectativa de vida da população. “A partir da meia-idade, infelizmente, a HPB é uma condição quase que inevitável para boa parte do público masculino. Após os 90 anos, a condição piora muito e acomete cerca de 90% dos homens”, alerta. Abaixo de 50 anos, a doença costuma ser rara, mas, fatores como obesidade, sedentarismo e o alcoolismo aumentam consideravelmente as chances de desenvolvimento.

 

Mesmo sendo uma das patologias mais frequentes entre os homens, a HPB, por vezes, é confundida com câncer. “O próprio termo já indica que não tem relação com câncer ou tumor, mas, sim, ao crescimento benigno da próstata”, esclarece. Conforme o especialista, esse crescimento na próstata acarreta em uma série de incômodos, como dificuldade, urgência e aumento da frequência urinária, jato fraco, perda de urina e sensação de que a bexiga não esvazia por completo.

 

Para diminuir as chances de desenvolvimento da HPB, é importante manter uma rotina saudável, incluindo prática de atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e ingestão adequada de líquidos. Além disso, um fator decisivo para a cura da doença é o diagnóstico precoce. Por isso, a orientação é que todos os homens, após os 40 anos de idade, procurem um urologista para check-ups anuais, mesmo sem sintomas. “Por preconceito ou falta de informação os pacientes evitam procurar um urologista, às vezes, até com algum sintoma aparente. Porém, quanto antes diagnosticada a doença, maiores as chances de sucesso no tratamento”, destaca.

 

O tratamento pode ser feito de duas formas. O primeiro é medicamentoso, com uso de remédios para relaxar a musculatura da próstata e diminuir o tamanho do órgão. O outro é cirúrgico e pode ser realizado a partir de duas técnicas. Uma é a raspagem da próstata, por dentro do canal, sem cortes, e a outra, usada em situações mais graves, é a retirada total do miolo da próstata por cirurgia aberta. “Em cerca de 80% dos casos, a HPB se resolve com raspagem. Mas o melhor tratamento para cada caso deve ser feito após avaliação criteriosa do médico urologista”, alerta.

 

 

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fan page Uro Centro Jaraguá no Facebook. 


Voltar Topo