Logomarca Entrelinhas Assessoria de Comunicação

Entrelinhas Comunica


Grupo Menegotti divulga primeiro relatório de sustentabilidade

A sustentabilidade do negócio é, hoje, um dos temas mais essenciais no dia a dia das empresas, independentemente do segmento de atuação ou do tempo de existência. Com 80 anos, o Grupo Menegotti sabe disso e, agora, compilou todas as iniciativas que dizem respeito ao assunto, em seus diferentes pilares, para lançar o primeiro relatório Atitudes Sustentáveis.


13/05/2021 09:24:03


Grupo Menegotti divulga primeiro relatório de sustentabilidade

 O documento, segundo a CEO da marca, Pauline Menegotti Horn, fortalece os propósitos do grupo. “Passamos por momentos de grande reestruturação nos últimos cinco anos e nosso compromisso de longo prazo, com as melhores práticas de governança e sustentabilidade, constitui a base da nossa forma de fazer negócio”, destaca.

 

Em 2020, por exemplo, a Menegotti teve transformações importantes, com reformulação no portfólio de produtos e novas estratégias. Como resultado, houve crescimento de 61% na receita em relação a 2019, além da maior Ebitda da história.

 

O relatório, de acordo com a CEO, é a demonstração dos esforços para criar uma empresa ainda mais sustentável e alinhada com as demandas atuais. Nele, estão destacadas iniciativas que fazem parte da rotina do Grupo desde 1940, assim como compromissos públicos assumidos pela corporação.

 

O Grupo Menegotti possui uma das maiores fábricas da América do Sul de produtos para construção e é também importante fornecedora de fundidos para o mercado nacional. Com programas de responsabilidade social, ambiental e econômica, a empresa tem confiabilidade nos processos de produção assegurada por meio de certificação em normatizações de reconhecimento internacional: ISO 9001, IATF 16949 e ISO 14001.

 

Destaques

Protocolo de Alerta de Saúde – criado durante a maior crise dos últimos tempos, o AS busca combater a contaminação por Covid-19, assim como de vírus futuros, em todas as suas unidades produtivas, bem como na comunidade onde está inserida.

 

Desenvolvimento humano e organizacional - há mais de 30 anos, a Menegotti tem práticas que visam a inclusão social, como a contratação de pessoas com deficiência (PCD) ou com diferentes orientações sexuais, identidade de gênero, credo ou raça, incluindo estrangeiros.

 

Jovem aprendiz e estágio – o programa Jovem Aprendiz existe desde 2002 e contribuiu com a formação profissional de mais de 180 jovens. Destes, 15% foram efetivados e pertencem ao quadro de colaboradores do Grupo. Já o programa de Estágio busca atrair e desenvolver futuros profissionais e, desde a criação, contou com 76 estagiários, sendo 35% efetivados.

 

Prolim – buscando o desenvolvimento de todas as lideranças do Grupo, o programa também tem enfoque nos talentos e colaboradores que estão em processo de sucessão. Cerca de 75% das lideranças são colaboradores que iniciaram na Menegotti em áreas diversas, e ao longo da sua carreira foram se desenvolvendo no papel de líderes.

 

Treinamento – iniciativas de capacitação, treinamento e desenvolvimento pessoal fazem parte da rotina do Grupo. Em 2020, foram oferecidas mais de 3,3 mil horas de treinamento para diversas áreas, representando um total de 6h40 por colaborador.

Perfil dos colaboradores – são mais de 700 colaboradores, sendo 20% de mulheres em cargos de liderança. 

 

Saúde e segurança - em 2020, a Menegotti bateu novo recorde em relação a dia sem acidentes na Unidade Menfer. Foram 929 dias sem acidentes com afastamento.

 

Código de Ética - o Código de Ética Menegotti procura introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo Grupo com os mais diferentes públicos. O objetivo é contribuir para a criação permanente de relacionamentos pautados na ética, respeito e transparência em todas as transações comerciais, sociais e humanas.

 

Pesquisa de Clima - desde 2010, é realizada a Pesquisa de Clima no Grupo Menegotti. Nos últimos anos, houve melhora gradativa do resultado no Indicador de Favorabilidade, chegando a 80%.

 

Campanhas institucionais – com foco no meio ambiente e na qualidade de vida, as campanhas enfatizam temas como plantio de árvores, redução no consumo de plástico, uso consciente da água e da energia elétrica e organização financeira.

 

Gestão ambiental - a Menegotti Fundição e Usinagem possui um sistema de gestão ambiental certificado pela norma ISO 14001. Em 2020, o Grupo também foi certificado como Empresa Renovável, pela Ludfor Energia e, com foco na otimização dos recursos naturais, iniciou projeto para utilização da ADF na construção civil. Outra iniciativa no âmbito ambiental foi a adesão à assinatura digital, que, em um ano, representou 730 quilos de CO2 não emitidos, assim com evitou o corte de 59 mil árvores.

 

Inovação - em 2020, o Grupo deu largada a uma jornada de aculturamento sobre inovação.


Voltar Topo