22/11/2023 13:18:21
Embora a maior parte das intervenções cirúrgicas seja prevista para o decorrer do outono e do inverno, não há uma estação do ano "perfeita" para a realização de procedimentos. No caso de uma cirurgia plástica, a escolha da época mais apropriada deve levar em conta, principalmente, a disponibilidade e a tranquilidade do paciente para uma se ter uma recuperação adequada. Isso porque é fundamental prever o descanso necessário ao pós-operatório e assim, muitos podem e devem optar pelo verão devido às férias dos estudos ou do trabalho.
Cirurgias como a otoplastia, que confere a correção das chamadas "orelhas de abano", muito comum entre crianças, são geralmente realizadas durante as férias escolares. Ou seja, são preferencialmente realizadas entre os meses de dezembro e fevereiro, permitindo a recuperação do paciente antes do retorno às aulas. "O aumento das temperaturas neste período pode resultar em inchaço e, consequentemente, em uma recuperação um pouco mais prolongada, mas isso não compromete em nada os resultados", coloca o médico especialista em otorrinolaringologia e cirurgias da face, Dr. Marcio Freitas.
De modo geral, não existem impedimentos técnicos para que cirurgias plásticas sejam feitas no verão, desde que sejam tomadas precauções. Procedimentos estéticos realizados na época de maior calor demandam cuidados extras, como a hidratação constante e preferência por consumo de alimentação leve para reduzir as chances de inchaços e hematomas. Nesse período, os pacientes devem evitar com maior ênfase a exposição direta aos raios solares, por pelo menos 30 dias, fazendo sempre uso de protetor solar, roupas leves e, quando necessário, cintas pós-cirúrgicas. Os banhos de piscina ou de mar também requerem atenção redobrada para se evitar contaminações nas incisões.
Conforme destaca Dr. Márcio Freitas, a decisão pelo momento mais adequado à cirurgia deve especialmente considerar a capacidade do paciente de seguir as recomendações médicas para se obter uma recuperação plena e eficaz. Fazer a escolha por um cirurgião de confiança no procedimento é também fundamental para se alcançar os resultados desejados, com toda a segurança. "O bem-estar do paciente é sempre a principal preocupação. Por isso, um profissional qualificado vai tomar medidas para garantir a qualidade de vida durante e após a cirurgia, antecipando situações e estando preparado para lidar com qualquer eventualidade", completa.
Sobre Marcio Freitas
Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Para saber mais, acesse as redes sociais: @clinica.drmarciofreitas.