SOL Sports inova com tecnologias 4.0 na customização de vestuário esportivo
Gerada a partir das medidas únicas de cada pessoa, a customização leva a um molde de corte exclusivo, o que garante que a peça adquirida seja confeccionada de modo personalizado
11/07/2024 15:17:12
Pesquisas mundiais indicam que a modelagem é um dos principais fatores na decisão de compra de uma peça de roupa. Com base nesse indicador, a catarinense SOL Sports lidera o projeto "Confecção do Futuro", alinhado aos princípios inovadores da Indústria 4.0 e da customização em massa no setor têxtil.
A intenção é oferecer produtos de vestuário personalizados, abrangendo desde o teste da roupa com provadores virtuais ou físicos até a criação de modelagens exclusivas, produção sob demanda e monitoramento. A iniciativa integra tanto o varejo físico quanto o virtual, simplificando o processo desde a escolha até a entrega das peças.
A proposta foi moldada por anos de pesquisa e dedicação da têxtil, situada em Jaraguá do Sul, que atua com foco total na necessidade do cliente. "A SOL Sports sempre se destacou por produtos inovadores, buscando desenvolver suas peças com novidades em materiais e tecnologias específicas para otimizar o desempenho do desportista", comenta o sócio administrador da SOL, Ary Carlos Pradi.
Por despontar esse perfil no mercado nacional, em 2015, a empresa foi selecionada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para participar do projeto "Empresa de Confecção do Futuro", uma iniciativa ligada às estratégias nacionais da Agenda Tecnológica Setorial 2030 para o setor têxtil e de confecções.
Em 2021, além dos recursos próprios, o projeto foi impulsionado por uma parceria com a Finep - Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação onde por meio de um projeto de subvenção econômica, a marca avançou na integração de tecnologias 4.0 em sua produção, como o uso de inteligência artificial (IA), levando à atual customização digital em massa de suas roupas esportivas.
Para esse resultado, foi desenvolvido um software pioneiro de configuração personalizada de produto, em colaboração com startups nacionais. A plataforma, acessível online, permite ao cliente ajustar as medidas do vestuário esportivo conforme suas necessidades e preferências, visualizando a versão final do produto através da IA.
O projeto desta "Mini Fábrica" envolveu a parceria do Smake IT GmbH e do Instituto de Tecnologia Têxtil da Universidade RWTH, da cidade de Aachen, na Alemanha, que desenvolveram em conjunto com a SOL um fluxo de trabalho digital e ambiente de produção para montagem de peças de vestuário sob demanda.
Gerada a partir das medidas únicas de cada pessoa, a customização leva a um molde de corte exclusivo, o que garante que a peça adquirida seja confeccionada de modo personalizado, atendendo aos altos níveis de exigência do segmento esportivo.
Outro ponto importante é o respeito à diversidade, já que a customização visa democratizar o acesso às roupas, atendendo a diferentes tipos de corpos. "O grande diferencial é oferecer algo como uma alfaiataria digital, e não apenas a possibilidade de coletar as medidas da pessoa e enquadrá-la em uma tabela de tamanhos pré-definida", explica Pradi.
O sistema ainda coleta dados que serão utilizados, no futuro, para aprimorar a modelagem e a definição de produtos das linhas convencionais, aumentando a assertividade da produção. A aplicação das novas tecnologias através do projeto segue também além, desdobrando-se em um conceito abrangente de Indústria 4.0.
Demais etapas da cadeia produtiva foram incorporadas, desde a venda online ou presencial do produto até a expedição, passando por todas as fases de fabricação. Tudo é alcançado por meio da digitalização, com mínima intervenção humana. Através dos processos, a empresa se destaca ainda em sustentabilidade, sendo que materiais são aproveitados e o desperdício minimizado.
Novidade estará em breve na loja física e no e-commerce
Atualmente, a plataforma de customização da SOL Sports segue em desenvolvimento, assim como a planta dedicada ao projeto. Muito em breve, os consumidores poderão encontrar as novas opções de customização em massa diretamente na loja física, localizada junto à fábrica em Jaraguá do Sul, ou adquirir os produtos através do e-commerce da marca.
Criado há cerca de um ano, nos últimos seis meses, o canal de vendas registrou um crescimento significativo: 75% mais compradores e um aumento de 23,8% na receita, refletindo uma excelente aceitação do público. Com base nesses números promissores, a projeção é de expansão de vendas e de alcance da marca no mercado nacional, com entregas sendo realizadas em todo o Brasil.
O portfólio da loja virtual abrange hoje mais de dois mil produtos distintos para públicos feminino e masculino, no adulto e infantil. Entre os itens mais procurados estão fleeces, corta-vento, roupas para trilha e peças para ciclismo, todos focados na prática de atividades outdoor como trekking, hiking e ciclismo.
Sobre a SOL
A SOL é uma indústria com sede em Jaraguá do Sul, que tem como foco apresentar ao mercado soluções tecnológicas têxteis. A marca é líder no mercado nacional de parapentes e asas de paramotor, com exportação para mais de 60 países. O grupo atua em quatro segmentos: Voo Livre, Voo Motorizado, Roupas Técnicas e Projetos Técnicos Têxteis para a Defesa e Segurança. A empresa conta com um parque fabril de 4,1 mil metros de área, tendo a sua marca reconhecida e consolidada nos cinco continentes. Os produtos primam por segurança e qualidade, alinhados ao propósito da empresa de sempre entregar excelência para o mercado mundial.
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